Cultura, Esporte e Lazer /

12 de Agosto de 2010 09h00

Morro da Caixa D'Água é palco de exposição de Nilson Pimenta

12/08/2010

Lis Ramalho-Assessoria/SMC

Os Amigos do Museu do Morro e a Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá convidam a população para a abertura da exposição “A Mistura”, do artista plástico, Nilson Pimenta, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, hoje, (12-08), às 19h. A mostra de telas e mini esculturas feitas pelo renomado artista que já ganhou inclusive 20 prêmios nacionais, promete encantar o público. Pimenta, que está no ramo há 30 anos, disse que “A Mistura” será uma verdadeira miscelânea de todos seus trabalhos ao longo das últimas três décadas.

Cerca de 25 telas e 15 mini esculturas estarão expostas até o dia 29 de agosto, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, localizado na Rua Comandante Costa, esquina com a Nossa Senhora de Santana, no centro da cidade.

Nilson retrata em suas obras personagens do campo e a paisagem agreste de Mato Grosso e cenas típicas do Pantanal. “A Mistura” traz todo o encanto da fauna e flora pantaneiras. As matas, florestas, o verde são a sua maior inspiração. Pimenta não poderia ter escolhido um nome melhor para sua mostra; obras para todos os gostos. Além da beleza das matas, o público vai poder apreciar também o lado crítico que ele expressa em suas telas, como o desmatamento, o descaso com a natureza.

Nessa miscelânea de quadros, o artista traz também o folclore, porém de uma visão diferente. Em pinceladas soltas com cores que dão vida às telas, Nilson Pimenta mostra o lado erótico do folclore. Sim, o nudismo em suas telas faz deste artista o grande destaque não só nacional, mas também internacional. Em 2006, Pimenta, através de um convite, teve a oportunidade de mostrar suas obras em Londres.

É por tudo isso e mais um pouco, que Nilson promete encantar a todos que forem ao Museu  conferir o seu trabalho de perto. Além do show de telas, a exposição “A Mistura”, vai trazer o inusitado, o diferente, o nunca visto antes. Isso mesmo, Nilson Pimenta é pioneiro na questão das esculturas em miniaturas. O artista trabalha com pedrarias de diferentes formas, dando vida ao personagem esculpido. Segundo Pimenta, a temática das artes em pedra é voltada ao nudismo feminino. Ele traz em suas obras toda a beleza e sensualidade do corpo.

“É uma mistura de arte com o corpo da mulher. Não é vulgaridade, é a beleza feminina, na arte da pedra. Nas obras eu tento trazer o lado bom da vida, o lazer, a tranqüilidade das mulheres deitadas e totalmente à vontade”, informou o artista plástico, destacando que as esculturas possuem 20 cm cada.

"A Mistura" é a quinta exposição temporária realizada pelos Amigos do Morro este ano. Até o final do calendário o espaço contará com muitas atividades. Outros eventos podem ser conferidos no site www.museudomorro.com.br.

O Museu funciona de terça a sexta das 09h às 12h e das 14h às 18h. Sábado e domingo das10h às 12h e das 13h às 17h.


Lis Ramalho
Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617-1274 / 8415-0916