Cultura, Esporte e Lazer /

07 de Outubro de 2010 10h00

MISC realiza mostra de vídeo sobre cultura afro-descendente

07/10/2010

Lis Ramalho-Assessoria/SMC

Integra a programação da mostra “Para não esquecermos: a presença negra em Mato Grosso”, uma mostra de vídeo todas as quintas-feiras, às 20h. A abertura será realizada hoje, dia 07 e vai até o dia 28 de outubro. O filme “Peito de Flores, Coração da Resistência”, dá início à série. Sob a direção de Gloria Albues, este documentário é resultado de uma pesquisa coordenada pela Profª. Dra. Maria de Lourdes Bandeira Delamônica Freire, e retrata a população de negros e brancos de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso, com suas estórias e lendas, e a luta secular pela posse da terra empreendida pelos remanescentes do Quilombo do Mata Cavalo.

 

Na semana seguinte (14/10), o filme “Trindade Esquecida” será o destaque, sob a direção de Márcio Moreira, conta que Dom Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres retorna a Vila Bela da Santíssima Trindade dois séculos após ter governado a primeira capital de Mato Grosso. Já o filme: “Omi Òdodo: águas da justiça”, dirigido por Ivan Belém e Antonieta Costa, será exibido dia 21-10. A carência e a má qualidade de água no planeta, repercutindo entre os negros; e o impacto causado sobre a religiosidade afro-brasileira, configuram o chamado “racismo ambiental”, segundo o foco deste filme.

 

Encerra a mostra, no dia 28 de outubro, o filme: "Vila Bela Terra de Colores", com direção de Bárbara Fontes, que resgata fatos históricos e culturais da primeira capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade, através de histórias contadas por quatro moradores da cidade: Zeferino, Nemézia, Bia e Acildo.

 

O Museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, esquina com a Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico. O MISC fica aberto de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h: com entrada franca. As escolas que desejarem levar os alunos para conhecer o espaço devem agendar horário através do fone 3617-1288 ou pelo e-mail: movimentomisc@gmail.com.  

 

Lis Ramalho

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá

(65) 8415-0916 / 3617-1274

 

Ivan Belém

Direção Museu da Imagem e do Som de Cuiabá

(65) 9232-2541 / 3617-1288