Cultura, Esporte e Lazer /

29 de Julho de 2013 15h21

Marechal Rondon e a Revolta da Chibata são temas de exposições itinerantes

29/07/2013

Secom

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, oferece duas exposições itinerantes produzidas pelo Projeto Memória: uma sobre Marechal Rondon e outra sobre João Cândido, o herói da Revolta da Chibata.

Compostas por painéis e vídeo-documentários que abordam personagens que fazem parte da história do Brasil, as exposições são portáteis e estão à disposição para instituições culturais, educativas e sociais gratuitamente.

A exposição “Rondon: a construção do Brasil e a causa indígena” aborda a vida, as missões e os princípios de Marechal Cândido Rondon. Os 1.746 quilômetros de linhas telegráficas construídas por Rondon foram uma epopeia no desconhecido, por onde se registrou a construção do Brasil e a defesa da causa indígena.

Há ainda a exposição “João Cândido: a luta pelos Direitos Humanos”, que narra a vida do marinheiro e líder da Revolta da Chibata. Apesar de nunca ter sido chicoteado, João Cândido defendeu os companheiros vítimas dos castigos corporais praticados nas embarcações brasileiras no início da década de 1900. João deu voz à revolta e, por liderar o levante, foi banido da Marinha, mas conseguiu o que queria: a chibata nunca mais foi utilizada na corporação.

Agendamento

Para solicitar uma exposição no seu evento ou instituição, o agendamento deve ser realizado com Cristóvão, pelo telefone (65) 3617-1288/8128-0398 ou pessoalmente no museu, que fica na rua Voluntários da Pátria  nº 75, esquina com a Rua sete de Setembro, no centro de Cuiabá.

Exposições permanentes e acervo

O acervo fotográfico do Misc dispõe de aproximadamente 10 mil documentos produzidos ao longo do século XX. Trabalhos de renomados fotógrafos de Mato Grosso, cartões-postais, negativos, dispositivos e álbuns fotográficos, estão acessíveis para a pesquisa, trabalhos educativos, consulta e estudos em geral.

Constam também registros dos fotógrafos pioneiros de Cuiabá e Baixada Cuiabana, como Eurípides Andreato (o Nenê) e Lázaro Papazian, o Cháu, entre outros fotógrafos, que integram e enriquecem o acervo.