Cultura, Esporte e Lazer /

24 de Outubro de 2011 14h45

Festival de Cinema e Vídeo de Mato Grosso começa nesta segunda-feira

24/10/2011

Assessoria Cinemato - 3624-4372


O 18º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – “Cinemato” começa nesta segunda-feira, dia 24, às 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá. O evento conta com a presença de profissionais de cinema de todo o país. Com entrada franca, a mostra de vídeos, curtas, médias e longas metragens segue até o dia 30.

Para o idealizador do Festival, o cineasta Luiz Borges, a 18ª edição do evento é um marco. “Promovemos a mudança da marca para Cinemato em razão de uma rede estabelecida com os Pontos de Cultura e Cines do Estado - que promoverá a inclusão e a participação de dezenas de municípios mato-grossense ao festival”, explica. O que se restringia ao público cuiabano, agora rompe fronteiras e alcança outros espaços geográficos.

Realizado pelo Instituto Cultural América (Inca) e Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, o Festival conta com patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Mato Grosso. A prefeitura de Cuiabá é uma das apoiadoras do evento.

Homenagem 

O 18º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – “Cinemato”  presta homenagem a Rosalvo Caçador. Cuiabano, nascido no antigo distrito de Brotas (atualmente Acorizal), Rosalvo participou de diversos filmes e esteve ao lado de Mazzaropi e Zé do Caixão. Ele inseriu seu nome em dezenas de longas metragens ao lado de importantes diretores da cinematografia brasileira. Atuou como ator, entre as décadas de 1960 e 1970 e também esteve por trás das câmeras, na produção. 

Para Rosalvo, a notícia da homenagem lhe causou grande surpresa. “Já estou afastado deste meio há muito tempo. Por forças das circunstâncias voltei para Cuiabá e abandonei o cinema. Mas, fico grato pela organização do festival se lembrar de mim” explica. 

Ações Paralelas

O Festival realiza ações paralelas à mostra competitiva. São elas: a Mostra Cinema Paradiso - que tem como principal objetivo garantir a individualidade e o reconhecimento dos direitos sociais, culturais e outros inerentes à natureza do indivíduo e os projetos. O Cinema Escola tem como meta educar pela arte e para a arte, através de dois campos fundamentais na formação do ser humano – cultura e educação. O projeto Cinema nos Bairros leva a sétima arte a regiões da periferia da capital, com exibições em praças públicas, ao ar livre. O Cinema em Pauta entra em cena ao cair da tarde, todos os dias, às 18h é o momento de pensar, discutir e refletir sobre os filmes apresentados na noite

Programação de abertura

Após a abertura oficial, ocorre as Mostras Competitivas de Vídeo e Curtas. A projeção tem início com o vídeo ‘Rai Soassaith’, 10’, do paulista Thomas Larson, em que são retratados os melhores momentos do programa de colunismo social do glorioso Atail Menezes.  

O vídeo mato-grossense ‘Bolhas de sabão desmancham no ar’, 19’, de Maria Tereza Azevedo, apresenta a comunidade de uma pequena cidade do interior de Mato Grosso preparando uma festa popular.

Na Mostra Competitiva de Curta Metragem, será exibida a produção ‘I-Juca Pirama’, 15’, de Italo Cajueiro, do Distrito Federal, que relata quando o último guerreiro da nação Tupi é feito prisioneiro pelos Timbiras. 

O curta paulista ‘Mais uma vez maestro! De volta ao Hotel Esplanada’ -, 17’, de Gustavo Mello e Eduardo Piagge, mostra a trajetória de Georges Henr, diretor musical da Rádio e TV Tupi por sete anos.   

‘A fábrica’, de Aly Muritiba, 15’, do Paraná, traz a história de um presidiário que convence sua mãe a levar um aparelho celular para ele dentro da penitenciária. Finalizando a programação de hoje, o Festival de Cinema exibe fora de competição o longa ‘Capitães de Areia’, de Cecília Amado, baseado em uma das obras mais significativas de Jorge Amado. Coube à neta do autor, a missão de transportar para as telonas as aventuras dos grupos de menino de rua de Salvador. 

Para maiores informações: (65) 3624-4372 ou  www.cinemaevideocuiaba.org