Cultura, Esporte e Lazer /

16 de Setembro de 2011 17h51

Cuia Copa Cultural começará a partir das 17h na grande CPA

16/09/2011

Lis Ramalho/SMC

A Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá realiza neste domingo (18/09),  o “Cuia Copa Cultural”, na grande CPA IV e região. Após a solicitação da Associação de Moradores do Bairro, para alteração do horário, devido às condições climáticas, a Secretaria alterou o horário do evento. Diversas atrações e atividades culturais serão realizadas a partir às 17h.

O objetivo do evento é descentralizar as ações culturais e fomentá-las na comunidade cuiabana. A política de descentralização das ações que a Secretaria vem realizando tem como intuito fazer a cultura dentro das comunidades, oportunizando para que a própria população seja a principal atração do projeto.

O “Cuia Copa Cultural” nos bairros acontece para descobrir os talentos de pessoas que trabalham com alguma atividade cultural, seja ela no canto, dança, artesanato, pintura, culinária e outros. O secretário  Municipal de Cultura,  Luiz Poção ressaltou que assim como vários artistas renomados sugiram de uma oportunidade que tiveram, a Secretaria também vai oportunizar a comunidade a mostrar seu trabalho e ter seus esforços valorizados.

A programação do evento contará com a artesã Elizabeth Viana, que vai confeccionar uma viola de cocho durante o evento. Às 18 horas começa o quadro “Oportunidades”, no qual a própria comunidade será a atração. haverá apresentações de Cururu, Siriri, capoeira, rasqueado, dentre outros. Às 20 horas duas bandas regionais prometem agitar o grande CPA. Às 21 horas acontece o desfile que vai eleger a garota “Cuia Copa Cultural”, do CPA IV e região. O encerramento do evento será com o cantor João Eloy, que trará o melhor do rasqueado.

O “Cuia Copa Cultural”, segundo Luiz Poção, também será estendido ao bairro Pedregal, no dia 23 de outubro e na grande Coxipó, no dia 20 de novembro. “Queremos valorizar e ajudar os talentos ainda desconhecidos na Capital, mas reconhecidos na comunidade, e que por falta de oportunidade, não conseguiram expor seus trabalhos”, destacou.