Cultura, Esporte e Lazer /

03 de Fevereiro de 2012 09h00

Baile da Cidade abre o carnaval 2012

03/02/2012

Fabiola Gomes-SMC-3617-1274 ou 8415-0916

O Tradicional Baile da Cidade promete reviver as festas de carnavais das famílias cuiabanas. No próximo dia 16 de fevereiro, o Cenarium Rural será palco de um evento que vai emocionar os foliões, com início as 22h. Uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura.  

Para o Secretário de Cultura do Município, Luiz Poção,  a festa é ideal para reunir as famílias, relembrando a dinâmica dos antigos bailes. Segundo ele, muitos foliões já estão se organizando em blocos, quem tiver uma fantasia já pode tirar do armário. Para quem preferir, o traje pode ser  popular. “Abrimos o carnaval 2012 com o Baile da Cidade – Bafo da Onça”.  

No baile, o prefeito Francisco Galindo e a primeira-dama Norma Sueli Galindo, entregam simbolicamente a chave da cidade para o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. A atração será a banda Gera Som e a bateria Show do Mestre Munir.  

O tradicional “baile da cidade” integra a memória afetiva dos cuiabanos, sendo uma ótima  oportunidade para aqueles que não puderam participar dos bailes de décadas passadas. “Hoje  eles  terão a oportunidade de conhecer parte da história dessa festa popular. Vale destacar que as festividades para o carnaval de  2012 são extensas,  a programação reúne bailes populares, matinês, desfiles de blocos e escola”, destaca o secretário Luiz Poção.  

Os convites para o Baile serão vendidos na Casa de Festas, cujo telefone é: (65) 3622-2566.    

Desfiles  

O desfile das escolas de samba e blocos de carnaval vai ocorrer nos dias 19 e 21 de fevereiro, na passarela do samba Edivaldo de Camargo, no bairro do  Porto. Com premiação dos melhores blocos, com valores de R$: 28.000,00 (primeiro lugar) a R$: 4.000,00 (sexto colocado). Em seguida, o Carnaval continua  com o  baile popular (Cuiacopa Carnaval do Pantanal). A estrutura preparada para o evento agrega arquibancada, praça de alimentação, banheiros químicos, camarotes e um palco  para o baile popular. Uma ação integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro e Juizado da Infância e Adolescência vai garantir a segurança dos foliões.  

Focado na descentralização e na diversidade cultural, o carnaval descentralizado   será realizado em 14 bairros: Osmar Cabral,  Parque Cuiabá, Pedra 90,Tijucal, Planalto, CPA II, Ribeirão do Lipa, Alvorada ,Centro – Praça da Mandioca, Cidade Alta, Recanto dos Pássaros, Jardim Leblon e os distritos da Guia e Aguaçú.  “O grande diferencial deste ano é a  disponibilização de lugares  reservados  para pessoas com  necessidades especiais (PNE) na passarela do samba, no bairro do  Porto”, finalizou o Secretário.  

Serviço: 

Evento: Baile da Cidade

Data: 16-02

Hora: 22:00 horas

Local: Cenarium Rural (Centro Político Administrativo)



Mais Informações:
3617-1274 ou 8415-0916