Cultura, Esporte e Lazer /

19 de Novembro de 2010 13h35

Autoridades elogiam revitalização do Museu do Rio

19/11/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

“Com a revitalização do espaço cultural do Museu do Rio Hid Alfredo Scaff, cuja reinauguração foi realizada ontem (18-11) à tarde, no Porto, a Capital mato-grossense ganha maior reforço na preservação histórica e na contemplação de suas belezas tradicionais”, afirmou o secretário municipal de Governo, Lamartine Godoy, representante do prefeito Chico Galindo. O secretário de Cultura, Sérgio Cintra, que coordenou o andamento do projeto de revitalização, endossou as palavras de Lamartine.

Também prestigiaram a cerimônia os secretários municipais Flávio Garcia (Comunicação Social), Karla Regina Lavratti (Planejamento, Orçamento e Gestão), Moisés Dias (Esportes e Cidadania), deputado estadual eleito Luiz Marinho, diretores das empresas parceiras do projeto, titulares do staff estadual (Cultura) e artistas regionais.

Jorge Abe executou o Hino Nacional em uma harpa. Também se apresentaram o grupo de Siriri Raízes Cuiabanas e o Coral Independente da Melhor Idade ‘Mestre Albertino’. Alunos vencedores da 1ª Olimpíada Cultural Cuiabana e respectivos educandários foram premiados com notebooks, computadores de mesa e máquinas digitais.

Conforme o secretário Sérgio Cintra, a reforma empreendida no Museu do Rio é um presente para Cuiabá e Mato Grosso.  “O êxito do projeto decorre dos esforços conjuntos da Prefeitura (via Cultura) e dos seus parceiros. A transformação aqui procedida é um convite à visitação. Cuiabá tem agora mais um espaço adequado para realizar eventos culturais e musicais, além de propiciar oficinas e exposições”.

Construído em 1899, o Museu do Rio Cuiabá foi tombado pelo governo estadual em 1983. O lugar já sediou um movimentado Mercado do Peixe, comércio rentável da Cuiabá de outrora. A Prefeitura da Capital recuperou esse espaço em 1999, por entender a importância dele como parte da memória histórica de Cuiabá e do seu povo. “De lá pra cá, disse o secretário Sérgio Cintra, o Museu do Rio tem sido alvo de atenção constante do Poder Público e de vários segmentos culturais”.