Cultura, Esporte e Lazer /

07 de Abril de 2011 14h07

Atividades diversas marcam o aniversário de Cuiabá

07/04/2011

Lis Ramalho/SMC

No dia 08 de abril, comemoram-se os 292 anos da Capital mato grossense. A Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá programou um grande número de atividades culturais que serão realizadas ao longo do dia. Logo pela manhã, às 5h, haverá a tradicional missa na Igreja São Benedito, com queima de fogos e chá com bolo.

 

Em seguida será realizado o desfile cívico militar, este ano programado para a avenida Brasil, no bairro CPA II. O Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, os Colégios Militares Tiradentes e Marechal Dutra, além de alunos das escolas municipais e estaduais, as bandas e fanfarras farão apresentações homenageando a cidade. O desfile contará com a participação dos jogadores do time de futebol americano - Arsenal Cuiabá. O evento terá abertura à 7h30, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, e está previsto para ser encerrado às 10h30. 

A Praça Ipiranga será palco de um grande evento de rasqueado, durante o dia inteiro, começando às 08h com término às 22h, sobre o tema “Parabéns Cuiabá e Rasqueado”. O evento vai comemorar não só o aniversário da Capital, mas também o Dia do Rasqueado, que de acordo com Lei Estadual é celebrado no dia 07 de abril.

 

Logo após o desfile cívico, o pentacampeão brasileiro de Motocross Free-style, Gilmar Flores, o Joaninha vai estar na Praça das Bandeiras, Avenida do CPA realizando apresentações de moto, para a campanha “Trânsito Consciente, Pra vida seguir em frente”, do Governo de Mato Grosso, evento este que faz parte do calendário oficial da Prefeitura Municipal de Cuiabá, em comemoração ao aniversário de Cuiabá. A programação terá início às 9h, com vários shows musicais de artistas regionais e encerra com o grande show de acrobacias de Joaninha, ao meio dia.

 

A tradicional Praça da Mandioca, conhecida como ponto de encontro da cuiabania fará uma almoço típico, com diversos pratos e sabores regionais. Já na Praça 08 de Abril, na Getúlio Vargas, renomados artistas plásticos de Mato Grosso estarão com suas obras em exposição, das 15h às 20h. “Artistas na Praça” vai reunir cerca de 30 profissionais que farão ainda pintura de tela ao vivo. 

 

Às 15h30, o Bampas fará apresentação de bandas e fanfarras, no Jardim Industriário, Rua 30. Logo depois, às 16h30 o Banco do Brasil entrega ônibus e equipamentos no Centro Comunitário do bairro Coophema. Às 19h, humoristas cuiabanos darão um show de alegria à população do bairro Poção, com o projeto “Ataque de Risos. O músico e compositor Guapo lança seu CD “Berrante Pantaneiro”, no Cine Teatro, com a participação da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso, às 20h. A programação do dia 08 de abril, se encerra com show popular, de diversas bandas regionais, na Praça Cultural do CPA II, às 21h.

 

O secretário Municipal da Cultura de Cuiabá destacou que houve mudanças quanto ao local do desfile, com intuito de levar cultura à população. “Na Getúlio Vargas há problemas de locomoção para aqueles que moram em bairros distantes. O CPA é um bairro que tem um grande público, além de atingir outros bairros próximos. Agora, toda família poderá apreciar o desfile cívico em comemoração ao aniversário da Capital”, informou.

 

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617 1261 / 8415 0916