Cultura, Esporte e Lazer /

21 de Setembro de 2012 16h41

Administração do Museu do Morro da Caixa D’água Velha passa a ser da Secretaria de Turismo de Cuiabá

21/09/2012

Fabiola Gomes - SMC - (65) 3617-1274

O museu do Morro da Caixa D’água Velha  administrado pela Secretaria Municipal de Cultura desde sua  inauguração, no dia 11 de setembro de 2007, passou   na manhã desta   quinta-feira (20/09),  a  administração  do local  para a Secretaria Municipal de Turismo, conforme Lei Municipal nº 5575 de 23 de julho/ 2012. 

O secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, destacou que tantoa praça  como o museu  abrigam grandes  exposições   e já    se tornaram pontos turísticos  da capital,  por isso  a administração deve ser  dada  para a pasta de Turismo.

Além da exposição de registros de ferro fundido e dos santos de barro, o museu recebe exposições de fora, de grandes artistas, como Oscar Niemayer.

O coordenador financeiro, Celso Miguel de Oliveira Júnior,  entregou  a documentação  representativa  do espaço   para o assessor jurídico  da  Secretaria de  Turismo, Ademilson Rodrigues. “A revitalização do espaço publico quanto a  acessibilidade   foi concluída.   Hoje a  praça do morro da Caixa D’água Velha   é um exemplo de como revitalizar e preservar os espaços públicos,  um local de  visitação  para  toda  família”.

CONHEÇA O MUSEU DO MORRO DA CAIXA D’ÁGUA VELHA

As paredes dos três vãos do Museu do Morro da Caixa D'Água Velha já abrigaram mais de 1 milhão de litros de água entre o final do século XIX e a metade do século XX. O local, que antes era usado como reservatório para abastecer a população local, foi transformado em espaço para receber exposições e mostras de cinema. A localização – no subsolo – impressiona os visitantes. Encravada no centro da capital, a Caixa D'Água Velha entrou para a história por ser o primeiro sistema de abastecimento público de água construído para atender a população na capital.

Inaugurada no dia 30 de dezembro de 1882, a construção serviu como centro de abastecimento de água até a década de 1940, quando o serviço ficou sob responsabilidade da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat).

O museu Morro da Caixa D’água Velha está localizado no Centro, na rua Comandante Costa e funciona de terça à  Domingo, das 9h às 12h e das 14h às 20h.