/

11 de Outubro de 2011 10h39

A 5ª MITI traz programação completa para o Dia das Crianças

11/10/2011

Secom Cuiabá com Assessoria: (65) 3645- 6054, (65

A criançada cuiabana já tem compromisso marcado para este Dia das Crianças (12-10). A programação da 5ª MITI - Mostra Internacional de Teatro Infantil - está recheada de diversão com sessões teatrais, exibições de filmes e realização de oficinas. Para começar o espetáculo “Os Meninos Verdes”, da Cia. Voar Teatro de Bonecos de Brasília terá duas apresentações, sendo a primeira às 15h e a segunda às 17h, ambas no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A entrada é um brinquedo novo ou em bom estado.

O espetáculo é uma adaptação do livro de Cora Coralina. A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo, revelando o lado da autora que poucas pessoas conhecem. A literatura para crianças de Cora Coralina e as situações do livro são transportadas para o palco através do teatro de bonecos, permitindo criar belas cenas repletas de poesia.

Empolgado com a programação o pequeno João Marcos Costa, de 4 anos, não vê a hora de  ir ao teatro pela primeira vez. De acordo com sua mãe, a advogada Andrea Cristina Costa, o dia de amanhã é dele, e por isso sua agenda está repleta de programas com muita diversão atrelada à cultura. “A nossa presença está garantida no espetáculo deste Dia das Crianças”, afirma.

Audiovisual

A 5ª edição da MITI tem a novidade de ter um espaço exclusivo só de cinema, o Cine MITI, no auditório do Centro Cultural da UFMT, com capacidade para 300 lugares, local onde também ocorrem as oficinas lúdicas e infantis.

As exibições desta quarta-feira (12-10) terão início às 14h, com o desenho animado “A Lenda do Minhocão do Pari”, do diretor Marcelo Okamura. O desenho produzido em Mato Grosso fala de um animal fantástico que habitara os rios da região e que, durante muito tempo, povoou o imaginário infantil de muita gente.

Continuando a programação do Cine MITI tem a exibição do espetáculo “Um ratinho e a lua”, da Cia Odelê. Essa é uma história de amor contada com muito humor, cheia de contratempos, avanços e retrocessos, de sonhos e desejos que parecem inalcançáveis. O simpático ratinho Gualdo, vive tentando conhecer pessoalmente a “sua eterna namorada”, a Lua. Gualdo pretende achar uma forma de atravessar o espaço e chegar até sua amada. O espetáculo, na telona, tem a duração de 40 minutos.

Lúdico

As oficinas de amanhã (12-10) começarão às 14h, e a criançada poderá participar do “brincando de plantar”, onde aprenderão a fazer o andalhão, cata-vento, fantoche em sacos de papel. Também terá a “Oficina de Paraquedista”, ambas serão ministradas pela arte-educadora, Michele Sierra, e pela equipe de universitários da UFMT, que fazem parte do projeto de extensionistas da Pró-Reitoria de Cultura, Ensino e Vivência (PROCEV) da Universidade. Todas as oficinas serão ministradas no Centro Cultural da UFMT.

Espetáculo de hoje

Nesta terça-feira (11-10), a partir das 15h, no teatro UFMT, terá a apresentação da Cia. Circo de Bonecos, de São Paulo, com a peça “Guarda Zool”, uma história sobre um dia na praia de qualquer pessoa. Fantasia extraída de nossas memórias, que não são diferentes das histórias vividas por outras pessoas. Nesse espetáculo, os limites do “isso pode” e “isso não pode”, tão normais entre pais e filhos, temperam os conflitos da peça. Além de recriar o ambiente de praia, o espetáculo oferece um novo olhar sobre as diversidades lúdicas com que as crianças representam o mundo.

Apoio

A prefeitura de Cuiabá é uma das patrocinadoras do evento, junto com a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Cultura. O evento conta ainda com apoio do DCE da UFMT, Plaenge e Funarte. A Mostra é uma realização da Acênica, com produção da Ação Cultural.