Cultura, Esporte e Lazer /

02 de Abril de 2012 16h35

6ª Festa Rota do Peixe atrai mais de 15 mil visitantes para a Comunidade São Gonçalo Beira Rio

02/04/2012

Angela Jordão/Fabiola Gomes - 3645-6054

A 6ª Festa Rota do Peixe da Comunidade São Gonçalo Beira Rio foi um sucesso mais uma vez. Os organizadores estimam que, em três dias de evento, o público presente foi de aproximadamente 15 mil pessoas. A festa começou na sexta-feira, dia 30, com atrações celebrando a Semana Santa e abrindo as comemorações referentes ao aniversário de Cuiabá, que completa 293 anos no dia 08 de abril.

A abertura ocorreu na sexta-feira, com uma procissão dos moradores do tradicional bairro cuiabano. Os moradores do São Gonçalo Beira Rio têm orgulho em dizer que o bairro é mais velho que a própria Cuiabá, tendo 298 anos. Devotos de São Pedro, São Gonçalo e São Benedito, a  procissão levou ao altar imagens dos três santos, além de Nossa Senhora Aparecida e de Jesus Cristo. A procissão foi acompanhada de músicas executadas pela Banda da Polícia Militar.

Com o início oficial da festa, começaram as apresentações culturais, com baile e apresentação cultural do grupo Folclórico, Cururu e Siriri de São Gonçalo. No sábado houve um almoço e, à noite, novamente, um baile com artistas regionais.  O dia com maior público foi no domingo (01-04), quando a população se encantou com a competição do “Melhor Pacu Assado”, o Torneio “Quem Come Mais Mujica de Pintado”, e a tradicional peixada cuiabana, onde todos os bares e restaurantes da comunidade prepararam uma grande diversidade de pratos à base de peixe.

A Festa Rota do Peixe é promovida pela Associação de Moradores da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, em parceria com as Secretarias Municipais de Turismo, de Desenvolvimento Urbano, de Infraestrutura, de Cultura, de Trânsito e Transporte Urbano, de Comunicação e de Meio Ambiente.

Com apenas seis edições, a festa já entrou para o calendário oficial de eventos do Ministério de Desenvolvimento do Turismo, explica a secretária municipal de Turismo, Tânia Barteli. “Isto faz com que a comunidade São Gonçalo esteja se tornando conhecida em todo Brasil”. A comunidade São Gonçalo Beira Rio é a única de Mato Grosso que tem um calendário de eventos, totalizando seis festas típicas entre os meses de janeiro a novembro.

Tânia explicou ainda, que já está em andamento o projeto de revitalização do bairro, inclusive com a construção de um deck em toda extensão do bairro a beira do rio Cuiabá. As obras, em parceria com governo do estado e Ministério do Desenvolvimento do Turismo, estão previstas para a Copa de 2014. Também está prevista a reforma de todas as peixarias. O modelo já foi implantado em uma das peixarias mais tradicionais do bairro.

O secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, lembrou que São Gonçalo Beira Rio é o berço das tradições cuiabanas, contemplando todas as áreas como gastronomia, artesanato, música e dança.

Na 6ª edição da Festa, cerca de 20 peixarias da comunidade São Gonçalo participaram do evento, com a comercialização de pratos típicos regionais a base de peixe, com preços reduzidos. Na primeira edição da Festa Rota do Peixe, apenas dois estabelecimentos integravam o evento.

O presidente da associação dos moradores do São Gonçalo, Dalmi Lúcio de Almeida, destaca que a Festa do Peixe foi a maneira encontrada pela comunidade para fomentar a cultura cuiabana, atrair turistas e principalmente, gerar renda à população local.