Cultura, Esporte e Lazer /

23 de Setembro de 2010 09h00

Venha participar da 9ª edição do Festival de Cururu e Siriri

23/09/2010

Lis Ramalho-Assessoria SMC / Federação

Cuiabá recebe a partir desta  quinta-feira (23.09), a nona edição do maior evento de cultura popular de Mato Grosso, o Festival de Cururu e Siriri. O evento prossegue até o dia 26 de setembro, no Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá. Este ano, o Festival está sendo organizado pela Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri, com apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado.

Este ano o evento acontece na Acrimat, que proporciona estrutura com maior conforto, inclusive para os cadeirantes.  Para atender a demanda do maior festival do Estado, foi formada uma comissão de trabalho, dividida em núcleos, envolvendo membros da própria Federação, da Prefeitura Municipal de Cuiabá e também do Governo do Estado. Cerca de 30 empregos diretos foram gerados para esta comissão.Durante os quatro dias de evento, o festival vai gerar cerca de 250 empregos indiretos, entre vendedores ambulantes, agente de segurança, garçons, artesãos, entre outros. Além disso, a produção do festival contará com o apoio de 50 voluntários dos cursos de Turismo e Eventos do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT).

O tradicional evento vai reunir 38 grupos de Siriri, de 15 municípios do Estado, além de grupos de Cururu infantis, da terceira idade e grupos de quilombolas da comunidade de Mata Cavalo. No total, mais de duas mil pessoas entre bailarinos, mestres, cururueiros e siririeiras passarão pela arena.

“Fé e Alegria” é o tema que marcará as apresentações. Além do canto, dança e ritmos, o evento agrega a Mostra de Artesanato e Gastronomia Típica Regional. A entrada é gratuita. O evento terá início às 19h. 

Responsabilidade

Esta é a primeira vez que o festival é organizado pela Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri. Com orgulho e ciente da responsabilidade, a presidente da Federação, Domingas Leonor da Silva, afirma que o processo não está sendo fácil, mas com apoio do Governo e da Prefeitura uma grande estrutura está preparada para receber o público e garantir uma grande festa.

Segundo o secretário municipal da Cultura de Cuiabá, Sérgio Cintra há nove anos a festa elaborada para celebrar manifestações culturais típicas reúne grupos de todo o Estado e resgata a origem das culturas da região pantaneira.

Ele destacou que os cururueiros e as siririeiras lutam para resgatar e fortalecer a cultura, que vem sendo mantida ao longo de quase três séculos. “A cultura é a identidade de um povo e exemplo de valorização da nossa cultura popular é o incentivo que a Prefeitura de Cuiabá vem dando ao longo desses nove anos de festival. Passou de organizador para patrocinador, acreditando que a Federação ganhou maioridade e hoje pode caminhar com os próprios pés. O Cururu e o Siriri tendem a crescer e expandir cada vez mais pelo nosso Estado.”, acrescentou.

Para o secretário adjunto municipal da Cultura, Moisés Martins, na essência da cultura tem que haver harmonia para o processo crescer. “A cultura mato-grossense é muito rica e vem ganhando força e projeção nacional a cada dia”, ressaltou.

É com orgulho que a presidente da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, dona Domingas Leonor, fala que esta é a primeira vez que a Federação está à frente do festival na organização. “Tomamos essa responsabilidade com muita convicção, força, fé, determinação e trabalho. Esta nona edição do Festival Cururu Siriri possui grande significância para a Federação, pois estamos na tentativa de caminhar com as próprias pernas, trilhando um novo caminho”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro, a Secretaria entende que este evento é importante para valorizar e difundir a cultura popular do Estado. “Precisamos valorizar a identidade e as raízes da cultura cuiabana e mato-grossense”, ressaltou.

O “Território Cururu Siriri” abrange cinco pólos em todo o Estado, compreendendo os seguintes municípios: Várzea Grande, Poconé, Livramento, Cáceres, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Diamantino, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nobres, Nova Mutum, Jangada, Chapada dos Guimarães e Cuiabá.

PROGRAMAÇÃO DO 9º FESTIVAL DE CURURU SIRIRI

Primeiro dia – quinta-feira (23/09)

19h – Cerimônia de abertura Cururu pólo Cáceres

Contribuição Cuiabá / Várzea Grande

MELHOR IDADE GAUTÓ (Cáceres)

CUIABANINHO DIGORESTE (Cuiabá)

FLOR DO JARDIM (Cuiabá)

COMPADRE MANÉ DA ROÇA (São Pedro de Joselândia)

BICO DE PRATA (Santo Antônio de Leverger)

YAYA (Cuiabá

FLOR DE LARANJEIRA (Santo Antônio de Leverger)

ESPERANÇA (Poconé)

Segundo dia – sexta-feira (24/09)

19h – Cerimônia de abertura Cururu pólo Tangará

Nova Mutum, Diamantino, Jangada e Nobres

MELHOR IDADE DE VARGINHA (Santo Antônio de Leverger)

PATUCHA (Chapada dos Guimarães)

NHANHA SANTA (Várzea Grande)

GARÇA PANTANEIRA (Santo Antônio de Leverger)

RENOVAÇÃO DE VARGINHA (Santo Antônio de Leverger)

RAIZ DE FIGUEIRA (Barra do Bugre)

ESPERANÇA (Nobres)

PÁSSARO TANGARÁ (Tangará da Serra)

TRADIÇÃO (Cáceres)

RAIZES CUIABANA (Cuiabá)

Terceiro dia – sábado (25/09)

19h – Cerimônia de abertura Cururu pólo Cuiabá

Cuiabá / Várzea Grande

PASSO MIUDINHO (Várzea Grande)

RENASCER VALO VERDE (Santo Antônio de Leverger)

VIOLA DE COCHO (Cuiabá)

FLOR DO CAMPO (Cuiabá)

CORAÇÃO CUIABANO (Cuiabá)

POR DO SOL DO PANTANAL (Barão de Melgaço)

CORAÇÃO FRANCISCANO (Cuiabá)

PIXÉ (Nova Mutum)

UNIDOS DA FRONTEIRA (Santo Antônio de Leverger

TRADIÇÃO COXIPONÉS (Cuiabá)

VOA TUIUIU (Cuiabá)

Quarto e último dia – domingo (26/09)

19h – Cerimônia de abertura Cururu pólo Santo Antônio de Leverger

Santo Antônio / Barão de Melgaço

RAIZINHA (Cuiabá)          

CRIANÇA ESPERANÇA (Cuiabá)

QUILOMBOLA (Nossa Senhora do Livramento)         

FLOR RIBEIRINHA (Cuiabá)

UNIDOS DA AVENIDA (Santo Antônio de Leverger)

ARARAS PANTANEIRAS (Mimoso / Santo Antônio de Leverger)

VITÓRIA RÉGIA DO PANTANAL (Santo Antônio de Leverger)

FLOR DE CAMBAMBI (Chapada dos Guimarães)

 Mais informações:
(65) 3617-1274 / 8415-0916

Ariane Laura
Assessoria Federação Cururu e Siriri
(65) 3613-0222 / 9266-8353