Cultura, Esporte e Lazer /

25 de Outubro de 2010 09h00

Técnicos da Coral capacitam pintores para a reforma do Museu do Rio

25/10/2010

Lis Ramalho-Assessoria/SMC

Começa nesta semana a restauração do Museu do Rio Cuiabá Hid Alfredo Scaf, sob a coordenação de técnicos da empresa Tintas Coral do Brasil, que chegam hoje a Cuiabá para ministrarem um treinamento aos pintores responsáveis pela reforma. São 11 homens, sendo seis pintores e cinco ajudantes, que vão receber treinamento para realização da reforma daquele espaço cultural.

A parceria que a Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá conseguiu com a Coral do Brasil deixará o Museu do Rio de “cara nova”. Vale destacar que as dez salas do Museu já foram todas pintadas. Os visitantes podem usufruir das salas que contam com exposições de quadros, imagens sacras, maquetes da região, artesanatos, dentre outras opções culturais.

O objetivo, segundo o secretário da Cultura, Sérgio Cintra, é incentivar a população conhecer o Museu do Rio. Cintra garante que o Museu do Rio estará totalmente reformado, e vai ser entregue a população no dia 18 de novembro, numa festa de inauguração da reforma. No Museu, é permitida apenas a restauração, não podendo ser modificada a estrutura física do espaço. O aquário municipal foi a única estrutura acrescentada, e por isso construído nos fundos do Museu, de forma a não interferir na obra original.

O secretário afirmou que está planejando ocupar o espaço com eventos culturais, musicais, exposições e oficinas permanentes. “Estamos desenvolvendo mais projetos dentro dos critérios do Plano Municipal de Cultura para valorizar aquele espaço. Estamos realizando reuniões com todos os segmentos culturais, viabilizando propostas neste sentido. A reforma contribui para a recuperação da memória do bairro do Porto, e dos municípios da beira do Rio Cuiabá. Temos conversado com coordenadores de escolas municipais para que levem os alunos a conhecerem o Museu, que já foi o principal comércio da Capital.”, destacou Sérgio Cintra.

O Museu do Rio Cuiabá foi construído em 1899, e tombado pelo Governo do Estado em 1983, onde n funcionava o Mercado do Peixe, um dos principais comércios de pescado da Capital. Em 1999 o prédio foi recuperado pela Prefeitura de Cuiabá.

O Museu está localizado dentro do antigo Mercado do Peixe e às margens do rio Cuiabá, Av. Beira Rio, s/nº, Porto. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h – entrada franca.

Lis Ramalho
Assessoria Secretaria Municipal da Cultural de Cuiabá
(65) 3617-1274 / 8415-0916