Cultura, Esporte e Lazer /

07 de Outubro de 2011 15h11

SUGESTÃO DE PAUTA - Começa nesse sábado a 5ª Mostra Internacional de Teatro Infantil de MT

07/10/2011

Secom Cuiabá: 3645-6054

 

A abertura oficial da 5ª Mostra Internacional de Teatro Infantil de Mato Grosso (MITI), tem início às 17h, deste sábado, 08 de outubro, no Centro Cultural da UFMT, com a apresentação do espetáculo “Quixote caboclo ou o poeta patativa”, da Cia da Tribo, de São Paulo. A Companhia usa linguagem do teatro popular como: teatro de animação, danças tradicionais e máscaras.

Os shows infantis que acontecem no estacionamento em frente ao Ginásio da UFMT, iniciam no domingo, 09 de outubro, a partir das 16h. A primeira apresentação é do grupo Mosaico, com o espetáculo “Sambalelê”, com canções e brincadeiras que fazem parte do folclore brasileiro. A entrada é livre para todas as idades. A intenção é a interação com a platéia, que participa da musicalização do espetáculo.

Para fechar a programação o show “Cantar, Cantar, Cantar” do Neae, do Rio de Janeiro. Um show com histórias, brincadeiras e muita música.

Ainda na programação vespertina de domingo, serão oferecidas oficinas a partir das 15h. Para participar dessas oficinas cada criança deve levar: uma garrafa pet com tampa, de2 litros ou de 2.5, uma caixa de tetra pack (caixinhas de leite) ou uma sacola plástica de mercado.

Na segunda e terça-feira (10 e 11-10), duas apresentações dão continuidade à programação da MITI, com a Cia VostraZ de Teatro de Mato Grosso  e Cia Circo de Bonecos, de São Paulo, no Teatro Universitário da UFMT (às 9h, período matutino e 15h, no vespertino).

A 5ª edição do MITI tem a novidade de ter um espaço exclusivo só do Cine MITI, no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal do Mato Groso (UFMT), com capacidade para 300 lugares, local onde também ocorrem as oficinas lúdicas e infantis.

Programação

A exibição de filmes e desenhos ocorre entre os dias 10 e 14 deste mês, com seções que iniciam às 8h30 e às 14h da tarde. Entre as produções mato-grossenses está “Pobre é quem não tem jipe”, de Amaury Tangará, com exibição às 8h30, do dia 10 de outubro. O curta, que passa pela década de 50 no interior do Mato Grosso, retrata a inocência da infância no sentido mais puro. O diretor vai estar presente às 8h30 para um bate papo com a criançada.

Ainda no dia 10-10, mas na parte da tarde, às 14h, as crianças também participam de um bate papo com o diretor Marcelo Okamura, do desenho “A lenda do minhocão do Pari”, desenho animado produzido em Mato Grosso, que fala de um animal magnífico que habitaria os rios da região.

Os vídeos serão exibidos no Centro Cultural da UFMT, que tem a entrada pelo bairro Boa Esperança.

No dia 11-10, terça-feira, no Teatro Universitário da UFMT, às 8h30 e às 15h, a Cia Circo de Bonecos, de São Paulo, apresenta “Guarda Zool”, uma história sobre um dia na praia, de qualquer pessoa. Fantasia extraída de nossas memórias, que não são diferentes das histórias vividas por outras pessoas. Nesse espetáculo, os limites do “isso pode” e “isso não pode”, tão normais entre pais e filhos, temperam os conflitos da peça. Além de recriar o ambiente de praia, a peça oferece um novo olhar sobre as diversidades lúdicas com que as crianças representam o mundo.

Serviço:

Assunto: Começa nesse sábado a 5ª Mostra Internacional de Teatro Infantil de MT

Data: 08- 10-2011 (Sábado)

Horário: 17h

Local: Centro Cultural da UFMT.