Cultura, Esporte e Lazer /

11 de Novembro de 2011 10h23

SUGESTÃO DE PAUTA - 4ª Festa das Ceramistas de Cuiabá será neste final de semana

11/11/2011

Secom Cuiabá (65) 3645-6054


A comunidade São Gonçalo Beira Rio, em parceria com Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), promoverá, neste final de semana (12 e 13 de novembro), a 4ª Festa das Ceramistas de Cuiabá, no Centro Cultural da Comunidade São Gonçalo Beira Rio.

O objetivo do evento é divulgar os trabalhos dos artesãos locais, mostrar a importância sócio-econômica e cultural que as cerâmicas desempenham em nossa cidade, e apontar as potencialidades turísticas da comunidade São Gonçalo Beira Rio. A Festa tem uma extensa programação, com apresentações culturais, concurso para eleger a peça de cerâmica mais bonita (tema livre), apresentações de bandas regionais, peixada cuiabana e a famosa domingueira dançante.

A tradicional comunidade São Gonçalo Beira Rio tem seu reconhecimento especialmente pela cerâmica que produzem na comunidade. Cerca de 30 famílias sobrevivem do artesanato em argila, mantendo a tradição dessa arte e repassando de pai para filho há várias gerações

Todos os visitantes terão a oportunidade de vislumbrar as belezas da argila moldada pelas habilidosas mãos das artesãs. A comercialização da cerâmica é uma forma de manter viva a tradição, fomentar o turismo local, proporcionar a geração de renda pra comunidade e ainda divulga essa pratica cultural cuiabana para a população que ainda não conhece as várias utilidades da argila.


Programação

Sábado – 12 de novembro

10h – Abertura da Feira dos Ceramistas e Artesanato

11h – 4º Concurso da Melhor Peça de Cerâmica – Tema Livre

11h – Capacitação em Confecção de Cerâmica

20h – Noite Cultural


Domingo – 13 de novembro

09h – Feira das Ceramistas e Artesanato

12h-Peixada Cuiabana – (almoço preço popular)

15h-Domingueira Dançante

21h-Encerramento