/

04 de Maio de 2011 08h00

Sucesso da procissão fluvial incorpora evento ao calendário turístico

04/05/2011

Lis Ramalho/Smc

Toda a comunidade ribeirinha, canoeiros e autoridades municipais e estaduais participaram da 1ª Procissão Fluvial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. O dia contribuiu muito para a realização do evento. Nem calor, nem frio, um clima gostoso que todos aproveitaram e apreciaram as belas matas nas laterais do nosso Rio Cuiabá.

Cerca de 30 barcos e canoas fizeram parte desta 1ª Procissão histórica, que promete continuar nos próximos anos. A saída foi da Marina Beira Rio. Na chegada do São Gonçalo Beira Rio, os participantes foram recebidos pela comunidade que aguardava ansiosa. O secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Luiz Poção realizou a premiação as canoas que estavam enfeitadas. Tinha de tudo, desde bambu com CDs e Pacu, até balões. O que valeu foi a criatividade dos participantes.
 

Os fieis da Igreja Católica também se fizeram presentes e participaram do evento, carregando a imagem do padroeiro da Capital. A banda Prato da Casa tocou, durante todo o trajeto, o hino de Cuiabá e músicas típicas da Capital. Carregando a imagem do padroeiro Bom Jesus, os fieis, moradores, ribeirinhos, pescadores e participantes foram até o centro comunitário, onde prestigiaram atividades culturais como apresentações de cururu e siriri, almoço típico, rasqueado, exposição de telas, artesanatos e cerâmicas.

Luiz Poção agradeceu aos participantes e a comunidade que deram total apoio e ajudaram na realização para que o evento desse certo. “Graças a Deus ocorreu tudo com muita segurança e tranqüilidade, como esperávamos. Tenho certeza que esta é a primeira de muitas outras que virão”, destacou o secretário.

A 1ª Procissão Fluvial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá encerra o calendário de festividades do aniversário de Cuiabá e inicia as atividades em comemoração ao aniversário de Mato Grosso. A parceria entre o Município e o Estado, para Luiz Poção tem por objetivo, resgatar e fortalecer nossa cultura cuiabana e matogrossense. “É bom ver os poderes unidos no intuito de resgatar o que temos de melhor, nossa cultura. Estado e Município engajados em um só intuito, levar a cultura à toda sociedade e fortalecê-la ainda mais”, ressaltou Poção.