/

07 de Abril de 2011 12h00

Sistema implantado no MISC oferece mais acessibilidade à população

07/04/2011

Lis Ramalho/SMC

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Pappazian” (MISC), agora está com um sistema modernizado. Com recurso da Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá, a equipe do Museu, dirigida por Ivan Belém conta agora com o acervo todo digitalizado. Essa conquista dará mais facilidade aos amantes da fotografia antiga. O diretor do MISC relatou que quando o acervo não era digitalizado, perdiam-se muitas fotos, agora além da comodidade e facilidade, o Museu está mais acessível à população.

O MISC através da Secretaria adquiriu equipamentos de informática necessários para execução dos trabalhos de catalogação e reprodução das imagens, além de software com sistema apropriado à indexação do atual conjunto fotográfico. Este software simplifica a busca no banco de dados exibindo os conteúdos com maior agilidade, garantindo dessa forma a preservação e a difusão da memória imagética de Cuiabá. Ivan Belém enalteceu os trabalhos de Luiz Poção a frente da Pasta, que em tão pouco tempo não mediu esforços para dar início aos reparos dos problemas de infraestrutura que o espaço vinha enfrentando.

Poção, por sua vez, destacou que com este projeto agora será possível organizar, catalogar e digitalizar os documentos do MISC, garantindo e ampliando suas ações educativas e culturais. “Nosso intuito é facilitar o aceso do acervo do MISC a população. O acervo conta com mais de 10 mil fotos da Cuiabá antiga, de fotógrafos renomados de Mato Grosso. A partir de agora será mais ágil e prático”, reforçou.

Durante a mostra o MISC também lançou os resultados do projeto de digitalização do acervo fotográfico do espaço cultural, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do município de Cuiabá. Aproximadamente 10 mil documentos produzidos ao longo do século XX fazem parte desse acervo de fotografias, cartões-postais, negativos, diapositivos e álbuns fotográficos. Constam também registros dos fotógrafos pioneiros de Cuiabá e Baixada Cuiabana, como Eurípides Andreato (o Nenê) e Lázaro Papazian, o Cháu, entre outros fotógrafos, que integram e enriquecem o acervo.

 

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617 1261 / 8415 0916