Cultura, Esporte e Lazer /

27 de Julho de 2011 09h00

Secretário propõe pontos de cultura nos bairros de Cuiabá

27/07/2011

Lis Ramalho/SMC

Os seminários, debates e apresentações da IV Teia e Fórum dos Pontos de Cultura do Centro-Oeste, realizados entre os dias 22 a 24 de julho, na Capital mato-grossense discutiram de forma mais ampla a organização dos Pontos de Cultura, sua relação com a sociedade e as políticas publicas para o setor.

Os participantes do fórum promoveram a troca de idéias, estabeleceram intercâmbios e formularam um documento que servirá de diagnóstico da cultura sob o ponto de vista dos entes pertencentes à Rede Regional de Pontos de Cultura. A Teia Centro-Oeste, uma das atividades mais importantes do evento, é iniciativa do Ministério da Cultura e serve como congresso para a discussão e a promoção de políticas para a diversidade cultural da região.

O secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Luiz Poção colocou o município de Cuiabá a disposição, para firmar as parcerias necessárias com o Ministério da Cultura para o desenvolvimento dos pontos de cultura nos bairros da Capital, ou seja, ampliando ainda mais a Rede em Cuiabá e, consequentemente, aumentando a produção e o acesso a Cultura no Município.

Para o Secretario, o ponto de cultura possibilita às comunidades  o papel de protagonistas na cadeia cultural local. O secretário pontuou a importância do encontro, que é fundamental para fazer o intercâmbio com os outros Estados, possibilitando a troca de ações que vem dando certo em realidades diversas.

“Programas que democratizem recursos e instrumentos como o ponto de cultura deveriam ser prioridade em todas as esferas públicas. Queremos, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério, e o Governo do Estado, através da Secretaria levar e fazer a cultura nos bairros, dando oportunidade aqueles que vivem da cultura poderem trabalhar e, à população, oportunidades de fruir os bens culturais”, ressaltou Poção.

A representante do Ministério da Cultura, Neide Aparecida destacou a parceria que deve ser feita entre os poderes, com o intuito de fomentar e resgatar a cultura em todas as regiões. Ela informou que os pontos aumentam cada vez mais no Brasil; só na região Centro-Oeste eles somam mais de 200. “Queremos desenvolver coletivos a associações culturais que desenvolvem ações no intuito de preservar memórias e histórias, além de estimular atividades voltadas à cultura de raiz, para o fomento das manifestações populares”, destacou.