Cultura, Esporte e Lazer /

24 de Janeiro de 2014 16h00

Secretaria de Cultura recebe mostra de arte contemporânea

24/01/2014

Evelyn Ribeiro

A Secretaria Municipal de Cultura promove até o dia 05 de fevereiro a “Mostra de Arte Contemporânea”, que apesenta quadros e fotografias de quatro artistas mato-grossenses. A exposição é gratuita e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no saguão da secretaria.

As 20 obras de arte, sendo 15 quadros e cinco fotografias, estão à venda e pertencem aos artistas Adriano Figueiredo, João Sebastião Barros, Vitor Hugo e ao fotógrafo Vilson de Jesus. Nas imagens cada um apresenta com particularidade o uso de cores fortes e contrastes.

Os quadros de João são marcados pelo simbolismo regional; Vitor Hugo é conhecido como eterno alquimista das cores; e Adriano também é desenhista e considerado uma revelação quando se fala em originalidade das cores e formas. Suas obras já foram exportadas para outros países.

Já o fotógrafo Vilson costumar retratar o cotidiano dos animais e a natureza em geral. Ao longo da carreira ele fez várias exposições pela América do Sul, Europa, Estados Unidos e Brasil.

“Este é um trabalho muito bacana, porque é uma oportunidade divulgar estes artistas e fazer com que tenham condições de viver desta arte”, disse Valentina Dragoni, produtora cultural responsável pela exposição.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, em cada obra exposta é possível constatar um sentimento diferente. “É uma opção cultural para toda a família e vale a pena conferir. Os trabalhos são diferentes e produzidos com muito cuidado ao reproduzir a realidade humana e a natureza”, avaliou o secretário.

MAIS CULTURA – Atualmente a Secretaria de Cultura também está com a exposição fotográfica “O Pantanal de José Medeiros”, que reúne quadros que retratam a paisagem e situações vivenciadas pelos moradores da região do Pantanal Mato-grossense. A mostra segue até o dia 28 de fevereiro.

Ao todo são 34 fotos com registros do dia a dia nas casas, rios, objetos festas e tradições religiosas. As obras foram produzidas ao longo de 10 anos e também estarão à venda. As imagens expostas estão incluídas em um livro de fotografias previsto para ser lançado no ano que vem e receberá o mesmo nome da exposição.

A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no saguão da secretaria. A Secretaria Municipal de Cultura fica localizada na Rua Barão de Melgaço, número 3.677, centro de Cuiabá.