Cultura, Esporte e Lazer /

05 de Dezembro de 2011 12h01

Secretaria de Cultura de Cuiabá abriga exposição sobre Cândido Rondon e João Cândido

05/12/2011

Lisânia Ghisi - SMC: 3617-1274/ 8459-8552


A trajetória de Cândido Mariano da Silva Rondon (Marechal Rondon) e do marinheiro João Cândido Felisberto poderão ser conhecidas a partir das 9h, desta terça-feira (06-12), na sede da secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá (SMC). A exposição é promovida pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Banco do Brasil.

A programação, narra a contribuição de ambos no desenvolvimento do Brasil, por meio de banners informativos.

O evento cultural também terá a participação dos diretores das escolas municipais de Cuiabá, que irão receber um kit educativo comporto por um almanaque histórico e um guia dirigido, exclusivamente, aos professores. “Acredito que este evento é de grande importância para a população cuiabana, pois trará ainda mais conhecimento sobre o passado histórico nacional”, disse o Secretário Municipal de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção.

O histórico de Rondon e João Cândido ficará aberto à visitação até o próximo dia 23 de dezembro, quando a exposição será encaminhada para o Museu do Rio Cuiabá, onde ficará de 24 de dezembro a 27 de janeiro de 2012.

“A intenção é que a exposição Rondon e João Cândido circule em todos os monumentos culturais de Cuiabá. Dessa forma, vamos conseguir prestigiar os quatro pontos da capital e ainda proporcionar mais conhecimentos aos cuiabanos”, explicou Poção.

Exposição

O projeto que mostrará a trajetória de Cândido Rondon e João Cândido faz parte do ‘Projeto Memória 2011’, que é o resultado de uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Sociedade de Amigos do Museu do Índio (SAMI). Este ano (2011), ocorre a 14ª edição, que já percorreu cerca de 800 municípios brasileiros. Além disso, mais de seis mil kits educacionais foram distribuídos nas bibliotecas do País e 18 mil exemplares nas escolas municipais do Brasil.

Histórico

Cândido Rondon

Nascido em maio de 1865, Cândido Mariano da Silva Rondon, o Cândido Rondon, sempre atuou na defensa dos povos indígenas brasileiros. Estudioso sobre os temas relacionados às engenharias, matemática, ciências físicas e naturais, utilizou seus conhecimentos quando desbravou terras desconhecidas e distantes e trabalhou na implantação das linhas telegráficas.

Com o seu trabalho de explorador, Rondon percorreu mais de 50 mil quilômetros do território nacional, quando conheceu dezenas de povos indígenas e ajudou a incluir rios nos mapas brasileiros. Morreu em 1958, um ano depois de ter sido indicado para o Prêmio Nobel da Paz.

João Cândido

Conhecido como “Almirante Negro”, o gaúcho João Cândido Felisberto, foi um dos líderes da histórica Revolta da Chibata, registrada em 1910. A revolução foi iniciada com objetivo de reprimir as punições físicas as quais eram submetidos os marinheiros da época. O fato foi registrado no estado do Rio de Janeiro e marcou a história do País.

Por ser um dos principais propagadores da luta, João Cândido foi perseguido, preso e ficou desempregado. Sem ter condições de sustentar a família, passou a vender pescado na Praça XV, do Rio de Janeiro.