/

12 de Setembro de 2011 10h31

Secretaria da Cultura realiza "Cuia Copa Cultural", no grande CPA

12/09/2011

Lis Ramalho/SMC/3617-1274/ 8415-0916

Com o objetivo de descentralizar as ações culturais e fomentá-las na comunidade cuiabana, a Secretaria de Cultura de Cuiabá realizará mais um projeto “Cuia Copa Cultural”. Desta vez, o evento será na região do CPA IV - 4ª e 5ª etapas, no dia 18 de setembro, começando às 9h e encerrando às 23h.

Várias atividades e atrações serão promovidas durante todo dia até a noite.A política de descentralização adotada pela Secretaria de Cultura tem o intuito fazer a cultura dentro das comunidades, oportunizando para que a própria população seja a principal atração do projeto.

O secretário Luiz Poção informou que, um dos objetivos do o evento nos bairros é descobrindo pessoas que trabalham com alguma atividade cultural, seja ela no canto, dança, artesanato, pintura, culinária e outros. Ele destacou que o objetivo é valorizar e ajudar os talentos ainda desconhecidos na Capital, mas reconhecidos na comunidade, e que por falta de oportunidade, não conseguiram expor seus trabalhos.

Grupos de Cururu e Siriri, lambadão, rasqueado, swingueira, além de teatro e poemas serão as atrações do evento.“O nosso jeito é dar condições para fazer cultura. Assim como vários artistas renomados surgiram de uma oportunidade assim, queremos oportunizar ao artesão, pintor, dançarino, dentre outros, a mostrar seu trabalho e ter seus esforços valorizados”, ressaltou.

“O Cuia Copa Cultural” da grande CPA contará com uma atração diferente, que é a senhora Elizabeth Viana, única mulher a fabricar de modo artesanal, a viola de cocho, e  estará durante o dia todo fabricando o referido instrumento. O encerramento do evento será com um desfile de meninas, que estarão disputando o título de “Garota Cuia Copa Cultural”, da região da grande CPA. Também participa do encerramento uma banda regional de rasqueado cuiabano.

O Cuia Copa Cultural continua na região Leste, no bairro Pedregal, no dia 23 de outubro e na região da grande Coxipó, no espaço cultural Silva Freire, no dia 20 de novembro.