Cultura, Esporte e Lazer /

13 de Dezembro de 2013 09h50

Projeto de Natal alia revitalização de praças e solidariedade

13/12/2013

Evelyn Ribeiro

Em meio a uma festa de luzes e fogos, o prefeito Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes entregaram oficialmente, na noite desta quinta-feira (12), a decoração natalina em seis praças centrais de Cuiabá, entre elas a da Praça Santos Dumont. No local foi montada uma casa do Papai Noel aberta à visitação e uma árvore de Natal de aproximadamente 14 metros de altura. Ao todo foram investidos R$ 300 mil.

Denominado “Natal Luz 2013”, o projeto desenvolvido pelas secretarias municipais de Cultura e Assistência Social também vai realizar ações solidárias em bairros carentes de Cuiabá. A partir desta sexta-feira (13), um caminhão do projeto Natal Luz percorrerá 45 bairros para entregar 50 mil brinquedos, roupas, cobertores e toalhas. Os presentes serão entregues até o dia 22 de dezembro.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, o Natal é um momento de renovar as esperanças. “Este é um momento da família, tempo em que nós voltamos as nossas atenções para, com alegria, comemorar mais um ano e renovar nossas expectativas para o próximo, sempre vendo o lado cristão do Natal”, disse.

Ainda durante o evento foram realizadas apresentações musicais da Banda Xaranga JC, Coral Seight, leitura da mensagem de Natal pelo secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues, entrega da chave da cidade para o Papai Noel, acendimento das luzes da árvore e abertura oficial da casa do Papai Noel.

“Estamos contentes com o resultado final deste trabalho, e a população está sendo bastante receptiva. Escolhemos a Praça Santos Dumont justamente pela dimensão e fluxo de pessoas que passam diariamente, buscando uma opção de lazer também”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado.

Para a primeira-dama Virgínia Mendes, além do espírito natalino, a ocasião também desperta a solidariedade. “Muitas famílias não têm condições de comprar um presente – e a magia do Natal faz com que a gente redobre a atenção pelas crianças carentes, levando um pouco de carinho e alegria para elas”.

Quem passou pela praça para conhecer a estrutura era só elogios, e já no primeiro dia formaram fila para tirar fotos com o Papai Noel.  Mãe de duas adolescentes e uma bebê de dois anos, a corretora de imóveis Márcia Carvalho afirma que a prefeitura acertou em investir nas decorações. “Durante todo o ano passamos por muitos desgastes e a prefeitura fez bem em se preocupar com a gente, principalmente neste período em que estamos mais voltados em passar mais tempo com a família”, disse.

Daniela Campos levou o filho João Pedro de quatro anos e conta que soube da estrutura através de uma colega de trabalho e que ao chegar ficou satisfeita com o que encontrou. “O João ficou encantado com tudo. O que mais me impressionou foi a preocupação com a limpeza e detalhe na organização dos enfeites em toda a praça”.  

Também participaram da inauguração os secretários municipais Antenor Figueiredo (Trânsito e Transporte), Fábio Garcia (Governo), Kleber Lima (Comunicação), Gilberto Figueiredo (Educação), Marcus Fabrício (Turismo), Lamartine Godoy (Desenvolvimento Urbano), Pascoal Santullo (Gestão), Francisco Serafim (Planejamento), o deputado estadual Emanuel Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades.

ESTRUTURA: A Casa do Papai Noel possui 155 metros quadrados e é climatizada. O projeto foi elaborado pelo arquiteto e designer João Campos. A casa instalada na praça Santos Dumont ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira das 19h às 22h, sábado e domingo das 18h às 22h. As decorações das seis praças de Cuiabá ficarão até o dia 5 de janeiro de 2014.