Cultura, Esporte e Lazer /

07 de Julho de 2011 10h00

Projeto Cuia Copa Cultural contará com diversas atrações

07/07/2011

Lis Ramalho/SMC

O projeto “Cuia Copa Cultural”, idealizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá já está com a programação completa. Diversas atividades culturais, como shows, exposições e oficinas serão realizadas das 9h às 20h, durante quatro dias (13, 14, 15 e 16 de julho), na Praça da República.

Haverá uma praça de alimentação permanente com o melhor da gastronomia regional. O centro da Praça da República será o palco do artesanato e telas de renomados artistas  que exporão e comercializarão seus produtos. A cultura afro também ganha destaque; materiais como roupas, colares, brincos, artesanatos e outras manifestações da cultura africana estarão à disposição da população. Para quem gosta das tradições dos ribeirinhos, as cerâmicas do São Gonçalo Beira Rio também estará em exposição e a venda.

A abertura ficará por conta de Gilmar Fonseca & Banda. O público poderá apreciar ainda, o tradicional rasqueado, com o Sarau Cuiabano. A Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri disponibilizou um grupo que promete trazer todo o encanto e beleza da dança e o canto mais antigo do Estado. O encerramento do primeiro dia contará com um Festival de Rock, já que dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock.

No segundo dia (14-07), o professor J. Júnior, da Academia Compassos, ministrará uma oficina de dança de salão. As bandas Charanga Bola de Ouro, João Eloy & Banda e Remexe Music vão garantir a animação do público o dia inteiro. Já no terceiro dia (13), o grupo de dança afro, Ayoluwa fará apresentações das danças, ritmos musicais e da cultura africana. O Sarau Cuiabano volta novamente com o melhor do rasqueado. Ju Baiana & Banda Bola de Ouro, João Eloy & Banda também se apresentam logo depois.

O último dia será encerrado com muita música. O duo eletrônico formado por Fabiano Viegas e Fred Armstrong, o Tchapa & Cool-Ya traz as mais nobres influências da música eletrônica com sons e conceitos mato grossenses, com instrumentos típicos, como viola de cocho, ganzá e mocho. Toda essa miscelânea musical o público poderá conferir no encerramento do evento.

O secretario da Cultura, Luiz Poção, destacou que o intuito do evento é levar lazer, entretenimento e principalmente cultura a toda população. “Nosso intuito é fazer e levar cultura, atingindo todos os segmentos da sociedade”, ressaltou.