Cultura, Esporte e Lazer /

01 de Setembro de 2011 14h55

Prefeitura assina convênio com governo para realização do 1º Festival do Japão

01/09/2011

Lis Ramalho/SMC

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretaria de Cultura, Governo do Estado e Associação Nipo-Brasileira do Centro-Oeste, assinaram na manhã desta quarta-feira (31-08), no Palácio Paiaguás, um convênio para a realização do 1º Festival do Japão “Tanabata Matsuri”. O evento, que será realizado nos dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro, tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre Mato Grosso e o Japão.

O Festival será realizado na Praça Santos Dumont e vai envolver toda a cultura, culinária, artesanato, vestimentas e danças japonesas. O Festival contará com apresentação de um grupo de Taikô – um ritmo musical com característica do Japão, tocados em tambores e percussão – e também de Matsuri Dance – uma mistura de dança japonesa e contemporânea. Haverá ainda o concurso de Miss Nikey, oficina de origami, exposição e vendas de artesanatos, comidas e outras manifestações da cultura japonesa.

O secretário de Cultura, Luiz Poção parabenizou a ideia da Associação Nipo-Brasileira e destacou que a iniciativa contribui com o intercâmbio cultural entre Brasil e Japão. Ele destacou a importância da parceria firmada entre Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado para a realização do evento, que promete ser o maior do Estado. “Vamos fazer essa parceria no intuito de contribuir para o engrandecimento da comunidade asiática em Mato Grosso”, ressaltou.

Segundo o vice-governador, Chico Daltro, a expectativa é que o Festival entre de forma permanente para o calendário de eventos turísticos do Estado. O presidente da Associação de Beisebol e um dos organizadores do evento, Yuji Izawa destacou anda que o ano de 2011 é um importante marco para a comunidade Nikey em função da primeira edição do Festival. Com isso, o Festival adota o tema “Japão no Brasil”, e pretende fazer intercâmbio da cultura japonesa no País.

As programações vão ocorrer entre das 19 às 23h. Segundo Izawa, o Festival é realizado no bairro Liberdade, em São Paulo, e já está na 27ª edição, sendo sucesso todos os anos, com público de 130 mil pessoas.

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617 1261 / 8415 0916