Cultura, Esporte e Lazer /

10 de Julho de 2012 12h39

Prefeito repassa verbas para projetos de cultura aprovados em Cuiabá

10/07/2012

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, anunciou nesta segunda-feira (10-07) o repasse do Fundo Municipal de Cultura aos projetos escolhidos na capital. No total, serão distribuídos R$ 1,3 milhão para os 65 projetos culturais aprovados pelo Conselho de Cultura de Cuiabá para o ano de 2012.
 

Além deste montante, serão pagos ainda os recursos dos projetos capitados em 2010 e 2011, que ainda não foram repassados aos proponentes. 

Uma alteração na Lei Complementar nº 273 de 05 de dezembro de 2011 beneficia os proponentes dos projetos culturais. A partir de agora, não é mais necessário um captador de recursos para os projetos, que tinha o direito de receber até 10% do valor total da proposta pela qual trabalhava. 

Segundo o que era praticado até o ano passado, o intermediador estava autorizado a pleitear, junto a empresas que deviam algum imposto à Prefeitura Municipal, o pagamento da verba e recebia 10% do total. O dinheiro era encaminhado ao Fundo da Cultura, que detinha, ainda, mais 7% do valor cheio. Portanto, ao receber o recurso, os projetos já tinham 17% descontados do valor total. 

A partir de agora, conforme o anúncio do prefeito, o repasse será feito diretamente para uma conta bancária no nome do proponente de cada projeto e nenhum valor será abatido. 

Segundo o secretário de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, será um divisor de águas para a cultura cuiabana. “A partir de agora, os projetos terão toda a liberdade e nenhum valor será abatido. A cultura ganha com isso e a população será a maior beneficiada”, afirmou.