Cultura, Esporte e Lazer /

03 de Setembro de 2012 16h57

Praça Alencastro será palco para espetáculos teatrais

03/09/2012

Fabiola Gomes - SMC - (65) 3028-6286 ou 8409-9630

O público da capital poderá conferir nesta quinta-feira (06/09), uma programação especial da Cia. La Mínima, de São Paulo, que encena a comédia “Rádio Variété”, a partir  das 10h30, na Praça Alencastro, em frente à sede da prefeitura de Cuiabá. O  tema inclui o rádio e os programas radiofônicos com auditório, tendo como conteúdo o repertório do palhaço popular brasileiro.

A viabilização da circulação só foi possível através do grupo ter sido contemplado pelo prêmio Funarte Artes na Rua Circo, Dança e Teatro via edital Pró-cultura. O apoio local é da Secretaria Municipal de Cultura. Já na sexta-feira, feriado da Independência, a população Chapadense recebe a  “Rádio Variété” na praça Central, às 16h, para o encerramento da Turnê no Centro Oeste.

Conforme o secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, esta é mais uma parceria que tem como objetivo trazer para a comunidade espetáculos que consolidam a parte cultural em nossa cidade, permitindo às pessoas ter acesso a eventos de alta qualidade e de reconhecimento nacional, de graça.

De acordo com os produtores do espetáculo, desde o século XIX, o palhaço no Brasil oferece às mais diferentes plateias, uma arte de grande comunicação com o público. “Para isto, fez uso de técnicas variadas, ligadas historicamente à arte popular que estão na gênese não só da comicidade de nosso teatro como também no seu estilo de interpretação”, afirmam.

 

 GRUPO LAMÍNIMA

 

Domingos Montagner e Fernando Sampaio se conheceram no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino.

 

Em 1997 formaram o LaMínima, com o espetáculo “LaMínima Cia. de Ballet”, calcado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. A partir daí o circo e a arte do palhaço de picadeiro conduziram definitivamente o trabalho da dupla.

 

Durante os 13 anos desta jornada, trabalharam com importantes diretores, mestres da arte do palhaço e do humor, como Leris Colombaioni, Leo Bassi, Chacovachi, Fernando Neves e Alvaro Assad.

 

Em 2008 ambos foram contemplados com Prêmio Shell de Teatro SP de Melhor Ator por “A noite dos palhaços mudos”, fato inédito na história do prêmio.

 

O LaMínima é também fundador do Circo Zanni, que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades.

 

 ESPETÁCULO “RÁDIO VARIETÉ”

Cuiabá: 06/09 – Quinta-feira - Praça Alencastro

           Horário: 10h30

 

Chapada dos Guimarães: 07/09 – Sexta-feira (feriado) - Praça Dom Wunibaldo – Centro

            Horário: 16h

 

Conferência La Mínima

 

Cuiabá: 06/09 – Quinta-feira – MISC (Museu da Imagem e do som de  Cuiabá)

             Horário: 15h

 

 MISC - Rua Voluntários da Pátria, 75 esquina com a rua Sete de Setembro, no Centro Histórico da capital.