Cultura, Esporte e Lazer /

22 de Outubro de 2010 12h00

Parceria com empresa privada viabiliza reforma de Museu do Rio

22/10/2010

Lis Ramalho-Assessoria/SMC

Nesta segunda-feira, 25 de outubro, técnicos da tinta Coral do Brasil vem a Cuiabá realizarem o treinamento dos seis pintores e cinco auxiliares, etapa preparatória para o início da reforma do Museu do Rio Cuiabá, Hid Alfredo Scaff, no bairro Porto. A parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e a Coral do Brasil deixará o espaço cultural de cara nova. O secretário da Cultura, Sérgio Cintra garante que o espaço fica pronto e será entregue a população no dia 18 de novembro, com uma festa de inauguração. “A iniciativa contribui para a recuperação da memória do bairro do Porto e dos municípios da beira do rio Cuiabá”, destacou Cintra.

As dez salas internas do Museu, que contam com exposições de quadros, imagens sacras, maquetes da região dentre outras opções culturais, já foram todas pintadas. Segundo o secretário, o objetivo da Secretaria é promover mecanismos de incentivos à população para conhecer o Museu do Rio. “Temos conversado com coordenadores de escolas municipais para incentivá-los a levar os alunos para conhecerem o Museu, que já que naquela região foi onde funcionou o principal comércio da Capital. Estamos nos reunindo com todos os segmentos culturais, viabilizando propostas para valorizar o local”, acrescentou.

O Museu do Rio foi construído em 1899, e tombado pelo Governo do Estado em 1983. Na época funcionava o Mercado do Peixe, sendo o principal comércio da Capital. Em 1999 foi recuperado pela Prefeitura de Cuiabá. Sérgio Cintra afirmou que a Secretaria está desenvolvendo um planejamento para ocupar o espaço com eventos culturais, musicais, exposições e oficinas permanentes.

O secretário lembrou do Restaurante Regionalíssimo, localizado dentro do Museu, ponto turístico que quase ninguém conhece. “Há muitas pessoas que não sabem que dentro do Museu há um restaurante, pois nunca entraram lá. Estamos desenvolvendo mais projetos dentro dos critérios do Plano Municipal de Cultura para valorizar aquele espaço”, destacou.

No Museu é permitida apenas a restauração, não podendo ser midifcada a estrutura física do espaço. O aquário municipal foi a única estrutura acrescentada, e por isso construída nos fundos do Museu, de forma a não interferir na obra original.

O Museu do Rio de Cuiabá está localizado dentro do antigo Mercado do Peixe e às margens do rio Cuiabá, Av. Beira Rio, s/nº, Porto. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca.

 

 Lis Ramalho
Assessoria Secretaria Municipal da Cultural de Cuiabá
(65) 3617-1274 / 8415-0916