Cultura, Esporte e Lazer /

30 de Dezembro de 2010 10h00

Museu do Morro abre edital para exposições temporárias

30/12/2010

Lis Ramalho-Smc

O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha dá inicio ao Segundo Edital Anual de Exposições Temporárias, para o ano de 2011. O evento, vinculado a Prefeitura Municipal de Cuiabá e Secretaria Municipal da Cultura, visa estimular a formação, produção, circulação e consumo das artes visuais contemporâneas em Mato Grosso. O objetivo é contribuir para a dinamização do Museu, consolidando seu papel como centro de debate, formação e referência sobre arte para a comunidade.

Por meio do Edital, serão selecionadas cinco exposições. As inscrições terão início nesta quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 e terminam dia 01 de fevereiro de 2011. As inscrições são gratuitas e estão abertas aos artistas e produtores culturais, pessoas físicas e jurídicas. Serão consideradas, para as finalidades do Edital, as propostas que se enquadrarem nas modalidades de artes plásticas, fotografia, escultura e instalação.

Os interessados deverão enviar suas propostas para serem avaliadas por uma Comissão Consultiva, de reconhecida competência, obedecendo às exigências de apresentar o dossiê, no formato A4, contendo: projeto da exposição (concepção, descrição, características específicas), portfólio com documentação fotográfica ou fotocópia colorida dos trabalhos que serão expostos e identificação completa das obras (título, data, técnica, dimensões).

Não serão aceitos trabalhos originais para avaliação. Os trabalhos devem incluir currículo e dados pessoais do autor (endereço completo, telefone e e-mail para contato, n. CPF e RG), além da documentação sobre a trajetória artística (catálogos, convites, textos críticos ou impressos em geral). Também deverá definir no projeto, o plano e instruções de montagem da exposição, bem como os materiais e equipamentos necessários para a montagem.

A presidente da Associação dos Amigos do Museu do Morro, Ligiane Dauzacker destacou que é importante que a proposta seja apresentada com clareza e que leve em conta as especificidades do local expositivo respeitando as normas museológicas e de conservação de obras de arte, como por exemplo, não perfurar paredes do prédio com pregos ou parafusos.

Os projetos selecionados serão incorporados ao acervo documental do Museu do Morro. O resultado da seleção e do calendário de exposições será comunicado através da publicação no site do Museu da Caixa D’ Água Velha (www.museudomorro.com.br) e site da Prefeitura Municipal de Cuiabá, na página da Secretaria da Cultura.

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617-1280 / 8415-0916