Cultura, Esporte e Lazer /

04 de Novembro de 2010 15h00

Museu da Caixa d'Água Velha sedia exposição de pintura "Frases e Reflexões"

04/11/2010

Lis Ramalho-SMC

Começa às 19:00 hs de hoje (04/11), no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha a mostra de pintura “Frases e Reflexões”, do artista plástico Sebastião Cunha. Com técnica variada, utilizando como base o papel cartão com cores do óleo, acrílico, o guache e as colagens, a exposição conta com 20 telas, que segundo Sebastião pretende suscitar uma reflexão nas pessoas.

A temática representa uma reflexão sobre o contexto social e a realidade do cotidiano. O artista relata que a exposição divulga, por meio de obras que tratam da temática universal (filosófica, política, social, religiosa), o mundo contemporâneo. A mostra “Frases e Reflexões” fica em exposição até o dia 28 de novembro.

As obras possuem frases e fazem um trocadilho com o tema proposto. Há 26 anos, Cunha trabalha com a pintura. Ele destaca que suas telas trazem temas de relevância para a sociedade. “Esta exposição nos remete a uma meditação sobre o mundo atual com as suas contradições sociais que tanto afetam a humanidade”, ressalta. Sebastião Cunha diz que sua arte é considerada pop art, expressionista e surreal. Seus quadros trazem seres em determinados momentos da vida, como por exemplo, o desemprego.

Cunha destaca que o aumento do desemprego em todo o País é evidente, e que essas questões sociais são sua inspiração. “Gosto de fatos que chamam a atenção, coisas que estão acontecendo em nosso cotidiano. Seja em Cuiabá, seja
em Mato Grosso, como no Brasil. Fatos que atingem toda a população. Gosto de fazer as pessoas pensarem, ou melhor, refletirem quando olham para minhas telas”, informou.

Nas telas, os seres não possuem rostos, geralmente não tem cabeça, ou no lugar da face é tudo branco, dando um ar surreal e expressionista à arte. “Frases e Reflexões” é um trabalho lançado por Sebastião Cunha em 2005, e já esteve em exposição em outros pontos culturais.

O artista, que já recebeu vários prêmios em MT, afirmou que pretende levar seus trabalhos para fora do Estado. Os quadros “Desemprego” e “Corrupto” foram os que lhe concederem dois prêmios. Ambas as telas podem ser conferidas no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha. Ele explica que o “Corrupto” é um ser não identificado, de terno e roubando um cofre.

Segundo o artista, há pessoas que consideram seus quadros críticos e polêmicos, mas ele acentua que sua intenção é despertar o “pensar” no cidadão, bem como na sociedade. “Retrato apenas o que é fato, o que é real. A corrupção em todo o País é um fato noticiado no dia a dia, não há como esconder, nem como fechar os olhos. Quero que as pessoas olhem para esse quadro e reflitam sobre ele, e principalmente, sobre o que a pessoas podem fazer para mudar essa situação que é evidente em nossa política”, ressalta.

O Museu da Caixa D’água Velha está localizado na Rua Comandante Costa, esquina com a Nossa Senhora de Santana – Centro de Cuiabá. O espaço cultural está aberto à visitação de terça à sexta-feira, das 09h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 17h.

 

Mais Informações:
Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617-1274 / 8415-0916