/

31 de Março de 2011 12h00

Guapo lança CD "Som do Berrante Pantaneiro", no Cine Teatro Cuiabá

31/03/2011

Lis Ramalho/Smc

Você vai ouvir na próxima sexta-feira, 08 de abril, dia do aniversário de Cuiabá e sábado 09, no Cine Teatro, às 20h, o som d’O Berrante Pantaneiro, de autoria do cantor e compositor Guapo, pela Orquestra de Mato Grosso, onde será feito o lançamento do trabalho.

 

A solenidade contará com a presença do cacerense Manoel Francisco da Silva, mais conhecido como Chico do Berrante, para qual a obra foi feita e que tocará junto com a Orquestra, sob a regência do maestro Leandro Carvalho. Outras músicas de Guapo e outros grandes nomes ligados à temática como “Chalana” de Mario Zan, “Comitiva Esperança” de Almir Sater e Paulinho Simões, vão abrilhantar a noite do lançamento.

 

Após mais de 35 anos de pesquisa da música mato-grossense, em especial a do Pantanal e da Baixada Cuiabana, Guapo comenta que certo dia sentiu uma vibração que parecia o eco de músicas que ouvia quando era criança. “Essa vibração ainda insinuava restos de canções que eu havia largado, sem concluir, e a figura e o som do berrante de “seo” Chico. Via na figura dele a saga das comitivas onde ele atuou durante a maior parte de sua vida e me vi transportado para a velha fazenda Corredeira, em Cáceres, onde aprendi a lidar com o gado pantaneiro junto à família de “seo” Tino Leal. Nesse mergulho de saudade e de nostalgia é que compus essa música e a dediquei ao amigo Chico do Berrante”, informou.

 

Guapo destaca ainda que mesmo com as facilidades do mundo contemporâneo, como celulares, laptops, etc. a comunicação feita por berrantes, que acontece até hoje no Pantanal, remonta aos primórdios da civilização ocidental, sendo a melhor forma de se comunicar no trabalho das comitivas. “O som gracioso e harmônico do berrante há muito tempo faz parte da lida do gado no pantanal, é marca maior da existência do homem pantaneiro, tornando-se a trilha sonora do seu dia a dia juntamente com os grunhidos dos bichos”, ressaltou.