Cultura, Esporte e Lazer /

16 de Agosto de 2011 14h35

Grupos de Cururu e Siriri se preparam para etapa seletiva em Cuiabá

16/08/2011

Lis Ramalho/SMC

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretaria de Cultura realiza nos dias 19 e 20 de agosto, a seletiva classificatória de grupos de Cururu e Siriri, que se apresentarão na 10ª edição do Festival. A seletiva será  realizada no Museu do Rio, bairro Porto. Segundo o secretário de Cultura, Luiz Poção, a Praça do Museu já é conhecida pelo segmento cultural, e por isso a realização será no espaço.

A Secretaria está  atuando para que o evento ocorra dentro dos padrões de segurança, além de  selecionar os grupos que vão se apresentar no grande Festival. “Para Cuiabá isso não só resgata, mas também fortalece a cultura e coloca a Capital com grande destaque, ganhando cada vez mais espaço no contexto nacional, quando o assunto é fomentação cultural”, destacou.

No total, serão 21 grupos da Baixada Cuiabana, que se apresentarão durante os dias 19 e 20, sendo 10 grupos na sexta e 11 no sábado. Um grupo infantil, um de crianças especiais, um de cururu e um quilombola farão apenas participação especial. Somente seis grupos de Cuiabá vão disputar no primeiro dia. O segundo dia contará com a participação de três grupos infantis. Quatro grupos de Cuiabá, um de Chapada dos Guimarães, um de Santo Antônio de Leverger e um de Várzea Grande vão disputar à seletiva no dia 20.

Dos grupos em disputa apenas dois serão classificados para se apresentar no Festival que ocorre de 22 a 25 de setembro. Segundo a presidente da Federação, Terezinha Valeria da Silva, nas seletivas realizadas nos municípios de Cáceres, Nova Mutum e Santo Antônio de Leverger, também foram selecionados dois grupos por município. Ela disse que a escolha dos outros grupos, que não forem classificados, será feita através dos pontos adquiridos durante a disputa. No total, 20 grupos vão se apresentar durante os quatro dias do Festival, em setembro.

Luiz Poção ressaltou a importância do evento, para o resgate do segmento que luta para fortalecer a classe e massificar o Cururu e o Siriri que são tradição do Estado e Capital. O secretário disse ainda que as seletivas são um incentivo aos grupos a terem melhor desempenho. “O Festival é para homenagear o Cururu e Siriri que já viraram tradição na cidade, que fica mais colorida e cheia de vida durante os dias em que o evento acontece. Queremos preparar nossa cultura, pois somos a vitrine da Copa do Mundo de 2014, e com isso fazer com que o Cururu e o Siriri sejam reconhecidos mundialmente”, destacou.

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617 1261 / 8415 0916