Cultura, Esporte e Lazer /

16 de Agosto de 2012 15h16

Fórum Municipal de Planejamento da Cultura é realizado na Capital

16/08/2012

Fabiola Gomes - SMC - (65) 3617-1274

Nesta quinta-feira (16-08), foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Cultura, o 1º Fórum Municipal de Planejamento da Cultura de Mato Grosso, etapa preparatória e fundamental para os projetos que serão encaminhados e discutidos no Fórum Estadual de Planejamento da Cultura, realizado em Cuiabá no dia 24 de agosto, no auditório Milton Figueiredo na Assembléia Legislativa.

Estiveram presentes no encontro gestores públicos e artistas do município. A abertura foi feita pelo secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, que ressaltou a importância do fórum para a cultura cuiabana. “Demos o ponta pé inicial, fazendo com que a sociedade civil organizada analise as reais necessidades para a construção de políticas culturais efetivas, que possam fortalecer a pasta na capital”.

A intenção da SMC é incluir Cuiabá no Sistema Nacional de Cultura, que é um órgão que visa à integração dos municípios, Estado e União na liberação de verba federal para a área de cultura. Para isso, o município precisa dar diretrizes por meio do Fórum a novos projetos.

Na sequência, foi apresentado o diagnóstico do setor cultural de Cuiabá. Já no período da tarde foram formados grupos de trabalho para discutir as diretrizes e prioridades municipais, para o Plano Estadual de Cultura.

Finalizando o encontro, foi estendido a todos os artistas e comunidade, o convite para o Fórum Regional de Planejamento da Cultura, que será realizado nesta sexta-feira (17/08), na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na rua Barão de Melgaço, a partir das 8 horas.