Cultura, Esporte e Lazer /

20 de Outubro de 2011 12h30

Festival de Siriri e Cururu completa 10 anos

20/10/2011

Assessoria SMC - (65) 3617-1274

A 10ª Edição do Festival Cururu e Siriri será realizado entre os dias 27 e 30 de outubro, na arena do Parque de Exposições da Associação de Mato Grosso (ACRIMAT), em Cuiabá. Uma parceria entre setores públicos e privados, entre elas a Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, a edição 2011 do evento contará com 28 grupos de Siriri e cinco de Cururu, se apresentando em quatro dias de festival. Também se apresentam os quadrilheiros da região Norte do Araguaia, grupos de quilombolas e de portadores de necessidades especiais (PNE).

Durante o Festival, grupos de 18 municípios diferentes de Mato Grosso, divididos entre idosos, adultos e crianças se apresentam sobre o tema “Entre Fitas e Chitas” com o foco nos 10 anos de celebração do festival. Criado em 2002, o Festival pode ser considerado o maior evento do Estado dedicado à cultura, crescendo a cada ano em público e participantes. Em 2011, a expectativa da organização é que nos quatro dias, mais de 20 mil pessoas prestigiem a grande festa.

Na última terça-feira (11), o secretario Municipal de Cultura, Luiz Poção, participou da assinatura da parceria dos organizadores envolvidos diretamente com o evento. Ele destaca a importância do resgate e fortalecimento do Cururu e Siriri na sociedade cuiabana. “A Secretaria sempre apoia as ações que fometam a cultura cuiabana e mato-grossense valorizando os trabalhos daqueles que, assim como nós, buscam o fortalecimento da cultura”, ressalta.

Além do Festival, o público poderá prestigiar as feiras de gastronomia e artesanato mato-grossense. A culinária regional é bastante apreciada assim como o artesanato, marca expressiva dos povos ribeirinhos e artesãos de nosso Estado. A entrada será gratuita.