/

26 de Janeiro de 2011 14h28

Estado e município se unem para realização do carnaval cuiabano

26/01/2011

Lis Ramalho-Assessoria/Smc

Com o objetivo de resgatar e fortalecer o carnaval cuiabano, o secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Moisés Martins juntamente com a Associação de Blocos Carnavalescos de Cuiabá (Ablocc), está buscando apoio dos poderes, além de empresas privadas, para a realização do evento. Nesta terça-feira (25-01), Moisés Martins, a presidente da Ablocc, Cidele Matos, representantes do Carnaval e o secretário Municipal de Governo, Lamartine Godoy, se reuniram com o secretário de Estado de Cultura, e o secretário Adjunto, João Malheiros e Oscemário Daltro, respectivamente, para propor parceria entre as Secretarias, na realização do carnaval.

Com o tema “Cuia-Copa, Carnaval da Alegria”, Moisés destacou que Cuiabá não é apenas o Centro Geodésico da América do Sul, mas vive um momento histórico com sua escolha para uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Ele informou que já manteve contato com algumas empresas, buscando ajuda para realização do evento. O próximo passo, de acordo com Martins, é manter contato com a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo de 2014 (Agecopa), já que a temática, escolhida pelo próprio segmento, trás o nome da Copa.

Martins informou que pretende focar no desfile oficial, que este ano será realizado na avenida Beira Rio, próximo ao Museu do Rio, no bairro Porto. Cerca de 16 blocos carnavalescos, três escolas de samba e um cordão serão as atrações do Carnaval.

O secretário João Malheiros garantiu a parceria com o Município, e afirmou que estará a frente do projeto, ajudando o segmento no que for preciso, dentro dos limites da secretaria Estadual de Cultura. “Estado e Município atuarão juntos para a valorização do tradicional Carnaval cuiabano”, acrescentou Malheiros.

Oscemário por sua vez, demonstrou muito otimismo quanto à parceria entre as Secretarias. Ele destacou que o Carnaval precisa ser mais valorizado, e elogiou a atitude da Ablocc que faz um belo trabalho para a realização do Carnaval. “Precisamos fomentar mais o segmento do Carnaval. Todos os anos, eles trabalham dia e noite para realizar um belo desfile. Vamos fazer tudo dentro de nosso orçamento para ajudar a Secretária Municipal da Cultura e a Ablocc a realizem uma bela festa para nossa população cuiabana”, ressaltou Daltro.

Carnaval descentralizado

O secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Moisés Martins informou que a Prefeitura pretende realizar os bailes populares, nos mesmos bairros do ano passado, mas ponderou que tudo vai depender do recurso, que vem buscando com os poderes, além das empresas privadas. Segundo ele, os investimentos serão destinados a estrutura de palco, bandas, locutor, banheiros químicos, dentre outros gastos necessários para o conforto e segurança dos foliões.

Até o decorrer da próxima semana, Martins terá uma posição definida dos bairros onde a festa será realizada. Durante essa semana, Martins e a presidente da Ablocc, Cidele Matos, vão se reunir com empresas de cerveja, bancos e outras empresas privadas, buscando apoio para realizar o Carnaval. “Acredito que conseguiremos boas parcerias, assim como conseguimos com a Secretaria de Estado”, avaliou Cidele.

A presidente da Ablocc ressaltou que na próxima semana, a programação do evento estará pronta, com data, horário, local e atrações. “O Carnaval é um evento típico da nossa Capital. A cada ano, buscamos resgatar e fortalecer a folia cuiabana, para que a população possa curtir as marchinhas carnavalescas e o samba enredo”, reforçou.

 

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617-1280 / 8415-0916