/

03 de Fevereiro de 2014 15h19

\"Cuiabá Ribeirinha\" é tema de exposição no Misc

03/02/2014

EVELYN RIBEIRO

Cláudio Gomes

Reforçando o acervo de imagens e propondo mais opções para visitação, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) apresenta a exposição fotográfica “Cuiabá Ribeirinha”.

As fotos captadas pelo fotógrafo Cláudio Gomes ilustram situações cotidianas em seis comunidades ribeirinhas de Cuiabá e Várzea Grande. A exposição pode ser conferida até o dia 09 de fevereiro, e a entrada é gratuita.

Ao todo, são 15 quadros que revelam com espontaneidade os costumes, tradições e comportamentos do dia-a-dia da população ribeirinha.

No ano passado, o projeto Cuiabá Ribeirinha passou por aprovação das secretarias Estadual e Municipal de Cultura, para fosse apresentado na Galeria de Arte Moderna, em Firenze, na Itália. Na ocasião, foram apresentadas diversas imagens de pescadores em atividade no rio Cuiabá.

Para desenvolver o trabalho, Cláudio visitou as comunidades do Porto, São Gonçalo Beira-Rio, Praeirinho, Passagem da Conceição, Souza Lima e Bonsucesso.  Segundo o fotógrafo, as imagens foram produzidas durante dois anos – e a intenção era representar o ser humano e a natureza.

“Essas comunidades são ricas culturalmente e, neste projeto, quis propor um resgate histórico que reforçasse a importância destas localidades para a cultura mato-grossense”, explicou Gomes.

A exposição “Cuiabá Ribeirinha” poderá ser visitada durante a semana, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Nas terças, quartas e quintas, termina às 20h.