Cultura, Esporte e Lazer /

30 de Janeiro de 2012 08h35

Cuiabá é contemplada com Praça de Esportes e Cultura do Governo Federal

30/01/2012

Sandrine Gahyva-Secom Cuiabá-3617-1275

A Região Sul de Cuiabá será contemplada com um espaço de entretenimento, esportes, cultura e lazer. Isto porque, o bairro Jardim Passaredo receberá a construção e implantação da Praça de Esportes e Cultura (PEC). O empreendimento se encontra em fase de mobilização da comunidade local, elaboração do projeto, para depois seguir ao processo de licitação. Quando finalizado, famílias, jovens, crianças e idosos de 16 bairros, no entorno do Jardim Passaredo, serão beneficiados com o complexo multidisciplinar. 

A Praça dos Esportes e da Cultura é uma obra do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), que tem o Ministério da Cultura (Minc) responsável pelo repasse dos recursos. O valor dos investimentos previstos é na ordem de R$ 3,5 milhões. No Brasil, cerca de 800 cidades estão na lista do Minc. As prefeituras dos municípios contemplados são responsáveis pela gestão do complexo, no caso em questão a Prefeitura de Cuiabá.

O empreendimento cuiabano terá 7 mil metros quadrados (m2), sendo o maior dos três modelos disponíveis para a PEC. Os outros dois projetos são para terrenos com dimensões mínimas de 700 m² e 3 mil m². A Praça contará com uma sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); salas multiuso; biblioteca com telecentro; cine teatro com 125 lugares; pista de skate, equipamentos de ginástica; playground; quadra poliesportiva coberta; quadra de areia; jogos de mesa e pista de caminhada.

Participação

No local, a prefeitura de Cuiabá atuará por meio das secretarias Municipais de Cultura (SMC), Esporte e Cidadania (SMEC) e Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). As três pastas serão responsáveis em executar atividades ligadas a sua área dentro da PEC, atraindo as comunidades para constantes ações.

Todas as atividades serão auxiliadas pela comunidade local, através das Unidades Gestoras Locais (UGL), composta por lideranças comunitárias.

Convite

Com a finalidade de apresentar a estrutura e o projeto da Praça aos moradores, as lideranças comunitárias da Região Sul realizaram em 26 e 27 janeiro a 1ª Reunião de Mobilização da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC).

Conforme o consultor do projeto da PEC em Cuiabá, Ary Júnior, a mobilização foi pré-requisito para apresentação do projeto. “Desde já temos que inaugurar a Praça na cabeça e na vida da comunidade, antes mesmo que iniciem as obras”, disse.

Transformação

O administrador da Regional Sul de Cuiabá, Carlos Neri, disse que a PEC será um  transformador de vidas na região. “A comunidade se sente valorizada com a chegada de um empreendimento dessa magnitude, construída especialmente para eles. Sem dúvidas teremos uma drástica redução nos índices de criminalidade e de gravidez precoce”, destacou.

Para a presidente do bairro Jardim Passaredo, Benedita da Silveira, conhecida pela comunidade por “Xuxa”, a conquista da PEC é um sonho realizado. Ela lembra que toda a região é muito carente, de serviços básicos, de infraestrutura, cultura e lazer. Só para se ter ideia, nem mesmo um Centro Comunitário a comunidade dispõe.

“Com a vinda da PEC para cá, a vida de nossa comunidade irá mudar. Teremos tudo em um só lugar. Cultura, lazer, atendimento social, orientações, cursos de qualificação. Enfim, poderemos vislumbrar outro futuro para nossos moradores”, avaliou Benedita.

Corrente

Idealizada em conjunto pelos Ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego, a Praça integra num mesmo espaço físico programas e ações setoriais destes Ministérios, visando à promoção da cidadania e a redução da pobreza nos territórios onde será implantada.

É atribuição do Minc: coordenar, monitorar e avaliar a execução e os resultados dos Programas e Ações sob sua responsabilidade, bem como disciplinar o processo de aprovação e execução das propostas para implementação das PECs, em conformidade com a legislação vigente.