Cultura, Esporte e Lazer /

15 de Dezembro de 2013 08h30

Crianças de bairros carentes ganham presentes e diversão

15/12/2013

Renata Neves

O Natal chegou antes e com muita festa e alegria para cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes dos bairros Jardim União, Jardim Vitória, Itapuã, Novo Paraíso I e Jardim Florianópolis, em Cuiabá. Neste sábado (14), elas receberam de equipes da Prefeitura de Cuiabá parte dos 50 mil presentes provenientes de doações de vários órgãos.

No bairro Jardim União, além de ganhar presentes, as crianças acompanharam a chegada do Caminhão do Papai Noel e puderam ver, abraçar e fazer seus pedidos pessoalmente ao “bom velhinho”,  além de brincar nos pulas-pulas, montados no ponto final do bairro, e se deliciar com pipoca, distribuída gratuitamente a todas.

A campanha Natal Luz, da Prefeitura de Cuiabá, é coordenada pela primeira-dama, Virginia Mendes, e pelo secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, e conta com trabalho voluntário de funcionários de todas as secretarias.

A lavradora Franciane Souza Silva levou os filhos João Fagner, de 5 anos, e Anderson, de 3, para conhecer a casa do Papai Noel e dizer para ele o que desejam para 2014. “Meus filhos ficaram muito felizes em ganhar presentes e ainda poder conversar com o Papai Noel. Foi um dia de muita alegria”, disse.

Depois de ganhar um carrinho e brincar nos pula-pulas, Thiago Augusto, de 11 anos, pediu mais um videogame ao Papai Noel. “Foi muito divertido. Eu estou adorando”, comemorou.

A dona-de-casa Vera Lúcia Gonçalves levou os três filhos, de 9, 10, e 11 anos para se divertir nos brinquedos. “Essa iniciativa da prefeitura foi muito legal, principalmente porque não há opção de lazer aqui no bairro”, declarou.

O secretário municipal de Governo, Fábio Garcia, que esteve no local prestigiando a festa, explicou que o objetivo do projeto é “levar carinho e felicidade às crianças de Cuiabá”.

“Queremos retribuir todo o carinho que a população de Cuiabá demonstra com a cidade e com o prefeito Mauro Mendes. Para isso, temos dedicado atenção especial aos bairros mais carentes, que mais precisam do poder público”.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, ressalta a dimensão do projeto. “Através do Caminhão do Papai Noel e da distribuição de presentes, estamos levando o espírito natalino à população. Sabemos da dificuldade que muitas possuem para se deslocar até os locais que geralmente são enfeitados pelo poder público, então estamos indo até elas”.

Entrega de presentes – A entrega dos presentes foi realizada de forma simultânea em todos os bairros. Em cada um foram entregues aproximadamente 1.000 presentes, separados em kits diversos.

Momentos antes do início da entrega, Edilene Silva, moradora de 7 anos do bairro Jardim União, aguardava ansiosa na fila. Ela queria ganhar uma boneca e teve o seu desejo realizado. “Adorei”, disse, após abrir o pacote.

Ana Paula, de 4 anos, e Pedro, de 2, filhos da dona-de-casa Daniela Gonçalves da Silva, também ganharam presentes. “Para muitas crianças aqui do bairro, ganhar presente é um sonho”, afirmou Daniela.

No bairro Novo Paraíso I até mesmo o pequeno Igor, de apenas 25 dias de vida, ganhou presente. “Foi o primeiro presente dele. Fiquei muito feliz”, disse a mãe, Leiliane Ferreira de Paula.

A moradora do bairro Jardim Vitória Edilene Cristina da Silva, que estava acompanhada da sua filha Camila, de 11 anos, elogiou a iniciativa. “Achei muito bacana da parte da prefeitura, pois os moradores do bairro são muito carentes e muitos não têm condições de comprar presentes para os seus filhos”.

Cronograma – Neste domingo (15), o Caminhão do Papai Noel estará na Praça Terminal do bairro CPA I a partir das 17h. No mesmo horário, também haverá distribuição de presentes nos bairros Ouro Fino, Centro América, Tancredo Neves, Jardim Brasil e Três Barras.

A iniciativa teve início na última sexta-feira (13), nos bairros Novo Colorado, Ribeirão do Lipa, Ribeirão da Ponte, Novo Tempo, Despraiado e Jardim Ubirajara.

No total, 16.460 famílias serão presenteadas em 45 bairros da Capital.