Cultura, Esporte e Lazer /

02 de Abril de 2012 11h19

Conselho Municipal de Cuiabá aprova 65 projetos na área da cultura

02/04/2012

Fabíola Gomes (65) 3617-1274


O Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá aprovou com unanimidade 65 projetos destinados a área da Cultura, em votação no dia (29-03), na sede da Secretaria de Cultura, situada na Rua Barão de Melgaço – Centro de Cuiabá.  Isto representa que dos 275 projetos apresentados na Secretaria, 65 receberão repasses da Prefeitura de Cultura.  Foram contemplados projetos nas áreas de Cultura Popular, Folclore e Artesanato, Literatura, Música, Artes Cênicas, Artes Integradas, Artes  Visuais,  e Cinema e Vídeo.  

A votação se estendeu das 14 ás 18h, com  a presença de  doze  conselheiros. Gilmar Lopes da Fonseca, Cideli Cristina de Mato Figueiredo, Leonardo Mendes Santana, Ronaldo Ferreira, Wanderley Marques Pedro, Marcos Levi de  Barros,  Marcio Roberto Daima, Reinaldo Rodrigues de Souza,  Maristene Amaral Matos, Rubens Mauro Ribeiro, Vanessa de Farias Motta,  e Luiz Mario do Espírito  Santo Pereira.   

Conforme o Secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, o Conselho Municipal de Cultura (CMC), tem como objetivo principal representar a vontade  dos produtores culturais e  selecionar os projetos, com funções opinativas e fiscalizadoras. 

“Com a nova lei municipal, houve uma distribuição segmentada de diversas áreas  da cultura  como uma  maneira de contemplar a todos do segmento.    Lamento  pelos muitos projetos  que nem  sequer passaram pela  avaliação do conselho, devido a muitos deles  estarem  em débito  com o município, o que  inviabiliza o repasse   dos  recursos. Parabenizo, mais  uma  vez, a minha  equipe e ao  Conselho pela aprovação dos projetos. Uma importante conquista, não só para  toda sociedade civil organizada,  como também  para a Cultura Cuiabana. 

O secretário Municipal de Cultura, ainda ressaltou que o repasse dos recursos serão executados conforme plano de aplicação  financeira de cada  evento, ou  seja, um mês  antecedente  a data    do evento.