Com grande parte dos foliões/membros dos blocos e escolas de samba da Capital presentes ontem (09-03) A tarde na Avenida Beira Rio (Porto), a Comissão Organizadora afirmou que essa festa cuiabana se revestiu de sucesso total. Mesmo porque, segundo exposição feita pelo secretário de Cultura, Luiz Poção "talvez tenha sido o melhor Carnaval registrado ao longo da história da cidade". Ele pontuou ainda que houve alguns desapontamentos, 'por conta da irresponsabilidade de blocos que não cumpriram sua parte, mas isso não diminuiu o tom alegre da agitação momesca'. Palavras endereçadas aos dirigentes que receberam verba para a apresentação.
"Foram irresponsáveis, pois simplesmente não apareceram e/ou deram qualquer justificativa para a ausência nos desfiles. Simplesmente sumiram. Decepcionaram por ter se apossado de dinheiro público, destinado à diversão da população de Cuiabá. No entanto, não fizeram falta, e o fato de seus blocos não desfilarem nem foi notado pelas milhares de pessoas que acorreram à avenida. Lá estavam os melhores, os justos, os merecedores de aplausos de Cuiabá inteira e de quantos para cá vieram apreciar nosso Carnaval".
Luiz Poção disse ser preciso incentivar aqueles que realmente querem realizar uma festa carnavalesca de qualidade. "O ideal é proporcionar abertura para que, já a partir do próximo Carnaval, em 2012, tenhamos mais blocos e escolas responsáveis. Para isto, é preciso melhorar o repasse às unidades carnavalescas. Assim teremos um Carnaval bem estruturado, repleto de ideias interessantes, ao gosto popular. Sem perder de vista que Cuiabá é subsede da Copa 2014, e precisa se apresentar com requinte progressivo.Também é projeto nosso aumentar o lance de arquibancadas, para melhor comodidade das pessoas. Geralmente, nelas se acomodam crianças, jovens e idosos, e tem faltado lugar".
Para as representantes dos blocos e escolas de samba de Cuiabá, Clemance Saldanha e 'Pretinha", a participação do Movimento Comunitário foi igualmente decisiva para o êxito do Carnaval 2011. Clemance instruiu para que os preparativos do Carnaval de 2012 sejam iniciados agora, 'quando o de 2011 baixa as cortinas' . "Não podemos deixar tudo para a última hora, e isso inclui levantar recursos para que os blocos e escolas consigam sair com pompa. Desta vez, todos nos ajudaram, com pouco, mas foi a emoção determinada que levou Cuiabá a apresentar esse Carnaval belíssimo, tão animado e brilhante".