Cultura, Esporte e Lazer /

05 de Outubro de 2011 16h55

Começa no sábado a 5ª edição da Mostra Internacional de Teatro Infantil de Cuiabá

05/10/2011

Secom Cuiabá com Informações da Acênica

 
Cuiabá está prestes a se transformar na capital do teatro infantil. Começa no dia 08/10 a programação da 5ª MITI, a Mostra Internacional de Teatro Infantil, que vai até dia 16 de outubro. A programação conta com 12 espetáculos, cinco oficinas infantis, três oficinas técnicas, exibições de filmes, e shows musicais que movimentarão a rotina da cidade.

A prefeitura de Cuiabá é uma das patrocinadoras do evento, junto com a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Cultura. O evento conta ainda com apoio do DCE da UFMT, Plaenge e Funarte. A Mostra é uma realização da Acênica, com produção da Ação Cultural.

A MITI vai converter a paisagem local, o cenário da cidade e os habitantes serão expectadores durante o mês das crianças. Para comemorar os cinco anos da MITI, foram selecionadas as trupes da Colômbia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso.

O público alvo continua sendo a criançada, serão nove dias preenchidos com atividades artísticas, lúdicas e pedagógicas. As ações serão realizadas no campus da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso em espaços diferentes, sendo: apresentações Teatrais, no Teatro Universitário, as oficinas e Cine MITI, no centro cultural e os shows e oficinas lúdicas, no estacionamento em frente ao Ginásio da UFMT. Os espetáculos são abertos a todo o público.

O ingresso para cada apresentação é um brinquedo novo ou usado, em bom estado, que deve ser entregue na entrada de cada espetáculo, show ou exibição de vídeo. A participação das escolas requer agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone: (65) 3028-6286 ou 6285. Os brinquedos arrecadados pela MITI serão doados para entidades sociais em Dezembro.

Abertura

A abertura oficial da Mostra ocorre no dia 08 de outubro, às 17h, no Centro Cultural da UFMT, com a apresentação do espetáculo “Quixote caboclo ou o poeta patativa”, da Cia da Tribo, de São Paulo. A Companhia usa linguagem do teatro popular como: teatro de animação, danças tradicionais e máscaras.

Os shows infantis que acontecem no estacionamento em frente ao Ginásio da UFMT, iniciam no domingo, 09 de outubro, a partir das 16h. A primeira apresentação é do grupo Mosaico, com o espetáculo “Sambalelê”, livre para todas as idades e vale de canções e brincadeiras, que fazem parte do folclore brasileiro.  A idéia é a interação com a plateia que participa da musicalização durante o espetáculo.

Para fechar a programação o show “Cantar, Cantar, Cantar” do Neae do Rio de Janeiro. Show com histórias, brincadeiras e muita música.

Ainda na programação vespertina de domingo, serão oferecidas oficinas a partir das 15h. Para participar dessas oficinas cada criança deve levar: uma garrafa pet com tampa, pode ser de2 litrosou de 2.5, uma Caixa de tetra Pack (caixinhas de leite) ou uma sacola plástica de mercado.

 Oficinas:

A programação conta também com oficinas para profissionais, como Mamulengos (Bonecos populares do Nordeste), no dia 14, das 9h às 18h. Essa oficina tem o objetivo de criar bonecos típicos do teatro de mamulengo, técnicas de improvisação e manipulação em uma apresentação, como forma de divulgar e compreender sobre esse brinquedo popular.

As oficinas técnicas contam com o apoio da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), e serão ministradas duas oficinas com 20h/aulas no período de 10 a15, das 18h às 22h, no Centro Cultural da UFMT, sendo: uma de iluminação cênica pelo técnico Lorivaldo Rodrigues que tem o objetivo de ampliar e desenvolver a capacidade de criar e projetar a iluminação de um espetáculo, bem como preparar roteiros para operação da mesa.

A oficina de sonoplastia será ministrada pelo técnico Carlos Jerônimo, que abordará o conceito de som, sonoplastia e as técnicas de sonoplastia para teatro. O público-alvo são artistas, educadores e interessados, a partir dos 17 anos. A inscrição é um brinquedo, que deve ser entregue no primeiro dia, serão ofertadas 15 vagas em cada oficina. As inscrições podem ser feitas pelo blog www.mostrainfantil.blogspot.com. A participação dá direito a certificado.

Para maiores informações, entre em contato pelos telefones:
(65) 8409-9630- Eduardo Espíndola - (coordenador da MITI)
(65)  3028-6285/6286  ou  8409-9629 (Viviene)