Cultura, Esporte e Lazer /

08 de Outubro de 2010 12h00

Caldeiras expõe Cuiabá na mostra "Intersecções do Tempo"

08/10/2010

Lis Ramalho - Assessoria Cultura

O Museu da Caixa D’Água Velha realiza hoje (08/10), às 19h, a abertura da mostra fotográfica “Interseções do Tempo”, de Ordilei Caldeiras. A exposição apresenta uma seleção de 22 fotografias registradas em Cuiabá, que expõem as mudanças materiais de alguns pontos escolhidos como a ponte Sérgio Motta, desde a sua construção. A mostra ficará em exposição ao público até o dia (24-10). O fotógrafo também registra cenas do cotidiano, fatos reais da cidade. As fotografias, segundo Ordilei, são “amalgamadas aos elementos do real”, e se apresentam como “Intersecções no Tempo”. 

As fotos representam locais que formam a identidade de Cuiabá. Ao fotografar a cidade, cenários, objetos, coisas, habitantes, testemunhas, os atores sociais interrelacionados à trama da teia invisível e sublime do cotidiano, o fotógrafo registra na câmera escura um pouco de sua visão de mundo. 

Segundo Caldeiras, a mostra fotográfica vai proporcionar ao público a possibilidade de perceber a “passagem” do tempo impregnado nas estruturas fotografadas, as características pertencentes à cultura cuiabana, enraizadas nos estilos arquitetônicos, nas políticas de recuperação do patrimônio histórico, na “feição” da Capital.

“A cidade é o palco de nossas encenações da vida diária, de nosso ser e estar no mundo. Com a passagem do tempo, e as ocupações cotidianas, nossas atenções submergem às práticas da vida, enquanto que no palco as mudanças acontecem, e na maioria das vezes, passam despercebidas por nossa consciência ou ainda escapam às nossas memórias”, destacou Caldeiras. 

As fotos foram registradas entre 2002 e 2009,  e integram um painel mental formado pelas intersecções, as mudanças materiais e estéticas da realidade, neste período de sete anos. Para Ordilei, as “Intersecções no Tempo” passam a fazer parte do real, uma vez que se tornam parte da memória viva de nossa própria subjetividade. 

O Museu da Caixa D’água Velha está localizado na Rua Comandante Costa, esquina com a Nossa Senhora de Santana, Centro de Cuiabá. O espaço cultural está aberto à visitação de terça à sexta-feira, das 09h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 17h.



Outras informações:

(65) 3617-1274 / 8415-0916