Cultura, Esporte e Lazer /

26 de Março de 2012 14h32

Cadastramento para Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá termina neste dia 27 de março

26/03/2012

Fabíola Gomes-SMC-3617-1274

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, encerra nesta terça-feira (27-03), o cadastramento  para os  novos conselheiros representantes da classe artística e de entidades culturais de Cuiabá,  que irão  apreciar, aprovar e acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura  para o biênio abril/2012 a abril/2014.

Para este ano, o recurso disponível pelo município para investimento em cultura é R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) destinado à realização de projetos das áreas de música; artes cênicas (teatro, circo e dança); audiovisual (cinema, vídeo e multimídia); artes visuais (artes plásticas, artes gráficas e fotografia); literatura   e artesanato.

A Assembléia Geral para Eleição dos Conselheiros Representantes dos Produtores Culturais e Artistas será realizada, após 30 dias do encerramento do cadastro,  na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, situado na Rua Barão de Melgaço, nº 3667, Bairro Centro, CEP 78005-300, Cuiabá/MT. A Comissão Eleitoral presidirá a Assembléia dos Produtores Culturais e Artistas. A Comissão Eleitoral divulgará na Internet, no endereço eletrônico http://www.cultura.mt.gov.br a realização da Assembléia Geral.

Na última  sexta-feira (23-03), a Secretaria Municipal de Cultura ministrou  um curso de prestação de contas, aplicação de recursos e apresentação da nova lei Municipal de Incentivo a Cultura, no auditório  da Secretaria de Educação, no bairro Bandeirantes,  para os produtores culturais que apresentarão projetos na SMC em 2012.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, este  ano, a nova  lei de Incentivo a Cultura  como também a eleição para os  novos  Conselheiros  está  sendo  realizada as claras. “Diferente dos anos anteriores, em 2012 o montante  destinado a  Cultura  será  aplicado  em sua totalidade. Mudamos  a Lei de Incentivo a Cultura, hoje a  Lei  Nº 273, de 05 de dezembro de 2011,  que beneficia todos  os  segmentos  da área cultural, fizemos  questão  de ministrar um curso  para  que todos  os  produtores  Culturais, possam prestar  conta  junto a Prefeitura de Cuiabá e  saber  aplicar  este  recurso”, destaca o secretário.  

Primordialmente, o Fundo Municipal de Cultura (FMC) tem como objetivo fomentar a produção artístico-cultural, custeando total ou parcialmente projetos culturais. “Queremos mostrar que a cultura, mais do que nunca, vai resgatar valores e gerar renda, pois a cultura é sim meio de vida”, afirmou o secretário.