Cultura, Esporte e Lazer /

17 de Fevereiro de 2012 11h33

Baile da Cidade - Carnaval 2012 em Cuiabá começa com requinte e animação

17/02/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054/8453-6

 

Sofisticação, animação e muita alegria marcaram o Baile da Cidade, evento que abriu o Carnaval 2012 em Cuiabá, promovido nesta quinta-feira à noite (16-02). Com o tema “Bafo da Onça”, o evento reviveu os tradicionais bailes de carnaval realizados na capital, que reuniam famílias e foliões que não dispensavam belas fantasias.

O tradicional Baile da Cidade integra a memória afetiva dos cuiabanos, e foi uma excelente oportunidade para aqueles que não puderam participar dos bailes de décadas passadas e sentiram o clima da época.

O Baile foi organizado pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Centenas de foliões cuiabanos compareceram a festa realizada no Cenarium Rural. O prefeito da capital Francisco Galindo e a primeira-dama, Norma Sueli Galindo foram os anfitriões da festa.

Em um salão decorado com requinte, os foliões, ao chegarem, eram recebidos pelo Rei Momo e pela Rainha do Carnaval 2012, recebiam máscaras e outros adereços para celebrar o carnaval. Pouco antes da meia noite, o prefeito Francisco Galindo entregou ao Rei Momo, Michel Platini de Arruda, as chaves da cidade. Assim, foi oficialmente aberto o Carnaval 2012 em Cuiabá. Logo depois, a folia começou, comanda pela banda Gera Som e a bateria Show do Mestre Munir.  

 “Os cuiabanos tiveram, nesta noite, a oportunidade de conhecer parte da história dessa festa popular. Tudo foi organizado com muito carinho, pensando em da às famílias cuiabanas uma festa bonita, saudável e segura. Estamos felizes com o comparecimento dos foliões”, declarou o secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção.

O presidente do bloco “Banana da Terra”, Celso César Silva elogiou a organização Baile da Cidade, recriando o ambiente dos carnavais de “outrora”. Neste ano, o “Banana da Terra” também irá reviver os antigos carnavais. “Também vamos voltar à época dos carnavais inocentes, das famílias brincando juntas, das brincadeiras sem violência”.


Homenagem

A primeira-dama Norma Sueli Galindo e o artista plástico João Sebastião Costa foram os homenageados da noite. Os quadros de João Sebastião retratando a fauna de Mato Grosso, especialmente onças, enfeitaram o salão.  “Costumo dizer que sou um estudante. Há mais de 30 anos uso em  todas as minhas  telas a onça, que significa na teoria a rainha do Pantanal, a mulher cuiabana e o sentimento feminino. O caju retrata a sociedade, a cultura, e a  nossa regionalidade. “Fiquei  muito lisonjeado  com a homenagem”, expressou João Sebastião Costa.

Norma Sueli Galindo declarou que o Carnaval é o momento de comemorar a vida. “O Carnaval para mim é feito para celebrar a vida, lembrar tudo que temos de bom. Comemorar com alegria, com aqueles que amamos, sempre com responsabilidade. Fico honrada em ser homenageada. Uma homenagem que ficará no meu coração”.

A primeira-dama desejou que Cuiabá e os cuiabanos nunca percam sua alegria natural, que se reflete naturalmente em uma época como o carnaval. “Que Cuiabá nunca perca este encanto, de celebrar a vida sempre com muita alegria. Hoje, o estamos entregando a chave da cidade ao Rei Momo, e chamando a sociedade para que venha comemorar conosco este momento”.


Segurança

Em sua mensagem de Carnaval, o prefeito Francisco Galindo desejou que os cuiabanos festejem com alegria, “que pulem, curtam, mas sempre com responsabilidade. Se beberem, não dirijam. Sempre muita alegria, mas com muito juízo”.

Galindo agradeceu ao Governo do Estado pela organização do carnaval na cidade. “O governo está sendo nosso parceiro na logística a e na segurança, para que todos se divirtam sem problemas”.


Programação

A programação do Carnaval 2012 de Cuiabá continua neste sábado, dia 18, com bailes populares nos bairros, matinês, desfiles de blocos e escolas de samba.