Cultura, Esporte e Lazer /

9º Festival de Cururu Siriri de Cuiabá começa nesta quinta-feira

23/09/2010

Lis Ramalho-Assessoria Secretaria Municipal da Cul

A 9ª edição do “Festival de Cururu Siriri” começa hoje (23-09) e vai até 26 de setembro. Este ano, o evento será realizado no Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá. O maior Festival de cultura popular do estado é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura e a Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri. O tradicional evento reunirá 27 grupos de Siriri, além de 10 grupos de Cururu, sete grupos infantis, dois da terceira idade, e um grupo de quilombola Mata Cavalo.

Há nove anos, a festa elaborada para celebrar manifestações culturais típicas reúne grupos de todo o Estado e resgata a origem das culturas da região pantaneira. Os cururueiros e as siririeiras lutam para resgatar e fortalecer a cultura que é tradição da capital. Na edição deste ano, o tema do evento vai retratar a fé e alegria, que promete deixar todo o público emocionado, com as belas apresentações.

Segundo a organização do evento, a expectativa de público é de 100 mil pessoas circulando pelo local, a entrada do Festival é gratuita. Comidas típicas e artesanatos regionais também poderão ser conferidos pelos apreciadores da arte e cultura mato-grossense. Vale destacar que há nove anos, a da Prefeitura Municipal de Cuiabá vem trabalhando e fortalecendo o evento em prol do segmento cultural. Nesse período foram investidos R$ 3,5 milhões, em todas as edições do Festival. Neste ano, a Prefeitura através da Secretaria Municipal da Cultura é a maior patrocinadora do evento, com investindo no valor de R$ 300 mil.

Mais informações: