06 de Outubro de 2011 12h00

Vinte e dois delegados representam Cuiabá na 2ª Conferência da Juventude de Mato Grosso

06/10/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: 8445-2866

Cuiabá conta com a participação de 22 delegados eleitos para representar os jovens do município na 2ª Conferência da Juventude de Mato Grosso. Juntos, lutarão para inserir as 15 propostas de políticas públicas, resultantes do encontro municipal, às 24 sugestões estaduais, que serão levadas a etapa nacional. A abertura da seletiva mato-grossense aconteceu na manhã desta quinta-feira (06-10), no Ginásio Aecim Tocantins, e o encontro se estende até amanhã (07-10).

Representando o Prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, na solenidade o secretário Especial de Juventude do Município, Anderson Xavier, avalia as seletivas municipal e a estadual como o momento ideal para os jovens exercerem sua cidadania. “É aqui que eles colocarão em pauta suas sugestões e propostas, exercendo a democracia, que é justamente o confronto de ideias”, discorre.

Xavier lembra que, o mais importante é a união de todas as delegações do Estado para elegerem os 87 delegados que representarão Cuiabá e Mato Grosso na Conferência Nacional, em dezembro. “ Nossos jovens terão força e voz para colocar suas propostas na pauta  do Plano Nacional da Juventude”, garante.

Para o secretário Nacional da Juventude, Paulo Ricardo de Lima, o jovem se engaja cada vez mais na busca de seus direitos. Prova disso, é o aumento do número de seletivas municipais. Segundo Lima, na 1ª edição das conferências pelo Brasil, em 2009, foram  280 delas. Já este ano cerca de 600 se realizaram.

“Quem ganha é a juventude. Pois, é através dos debates das etapas municipais e estaduais que vamos sistematizar as necessidades dos jovens brasileiros dentro do Plano Nacional da Juventude, para nos trazerem informações pontuais e específicas sobre cada Unidade Federativa. Afinal, assim como o Brasil, nossa juventude também tem grandes demandas, desigualdades e diversidades”, ressalta o secretário Nacional.

Da mesma opinião é o secretário Adjunto do Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Jean Estevan . “São estes jovens que apontarão, ao País, as prioridades de sua juventude, e assim as políticas públicas serão estabelecidas e alcançarão seus objetivos”.

A vez deles

“Voz e vez”. Este cenário que a juventude cuiabana almeja. A estudante Viviane Carolina da Silva Rodrigues destaca que, tais encontros são essenciais para o poder público enxergar o jovem como presente, e não apenas como o futuro “ A gente vive o agora. O hoje tem que ser trazido até nós, com a criação de políticas públicas que atendam os direitos da juventude”, declara.

O tesoureiro geral do Centro Acadêmico da Unversidade de Cuiabá, Macgeyver Santos Rocha, disse que iria observar e analisar as propostas que estão sendo discutidas e as levarão a sua instituição para debater com seus colegas. “O jovem tem de estar inserido nas políticas públicas, e discutir tais propostas que estão presentes em seu meio social. Nossa participação tem que ser ativa e não passiva”, frisa.

Etapa Estadual

Com o tema “Juventude: Democracia e Participação nas Políticas Públicas”, a conferência está reunindo pessoas entre 15 a 29 anos de todas as regiões de Mato Grosso. Os assuntos debatidos envolvem o desenvolvimento integral, a qualidade de vida, a segurança e a cidadania dos jovens.

Etapa Cuiabá

A 2ª Conferência Municipal da Juventude de Cuiabá, contou com a presença de mais de mil jovens, sendo considerada a maior do Brasil. O encontro ocorreu na Escola Estadual André Avelino, no bairro CPA II. A mobilização dos participantes da municipal foi feita pelos grêmios estudantis, DCEs (Diretórios Centrais dos Estudantes), juventude partidária , juventude comunitária e FEMAB (Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairro).