01 de Abril de 2011 16h34

Vice-presidente Executivo da Rede Cemat fala do Luz em Conta

01/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O vice-presidente Executivo da Rede Cemat, Antônio Carlos Fernandes da Fonseca, declarou hoje (01-04) que o grande destaque do Projeto Luz em Conta é o aumento considerável do número de cidades beneficiadas, entre elas a Capital de Mato Grosso. "A Rede Cemat já entregou 25 mil geladeiras e 75 mil lâmpadas fluorescentes, que resultaram em um investimento de R$ 20 milhões por parte da concessionária". Ele destacou ainda o grande avanço que o projeto sofreu a partir do instante em que foi consolidada parcerias com o Estado e Prefeitura de Cuiabá.

A substituição dos equipamentos é feita de forma totalmente gratuita. Antônio Carlos acentua que este investimento tem grande alcance social, posto que a relação de famílias contempladas pelo programa não pode comprar equipamentos modernos e eficientes. "Além de promover a troca dos materiais, as equipes do projeto ainda ficam responsáveis por dar um destino correto às geladeiras e lâmpadas antigas, recolhidas no ato da entrega dos equipamentos novos", frisou Fonseca.

Criado pelo Programa de Eficiência Energética da Cemat, o Luz em Conta beneficia os consumidores de baixa renda. A Rede Cemat afirma que é possível reduzir consideravelmente o valor da fatura da energia elétrica, com a substituição das geladeiras e lâmpadas. A atual etapa do projeto, que surgiu como piloto em 2007, tornando-se oficial da concessionária, pretende e ntregar 500 geladeiras apenas em Cuiabá.

Pelo programa, o governo isenta a empresa do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição das geladeiras, e disponibiliza um banco de dados com os perfis de famílias carentes cadastradas na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). As prefeituras, por sua vez, auxiliam no processo de pesquisa e levantamento das famílias que podem receber o benefício.