20 de Junho de 2013 12h20

Vereador pede união do Legislativo em prol de Cuiabá

20/06/2013

Renata Neves

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Leonardo Oliveira (PTB), usou a tribuna durante sessão ordinária desta quinta-feira (20) para pedir que os colegas de Parlamento se unam, apresentando ideias e sugestões para contribuir com a administração municipal e garantir resultados positivos à população.

“Vamos unir oposição e governo e trazer ideias para ajudar o prefeito Mauro Mendes a administrar Cuiabá. É disso que precisamos. Ajudar o Mauro a fazer um bom governo, porque isso será bom para Cuiabá”, declarou.

Leonardo Oliveira pediu ainda que os vereadores de oposição tenham responsabilidade ao apresentar denúncias contra o governo.

“A eleição já acabou. Não façam oposição por oposição. Todo mundo tem direito de fiscalizar, mas antes, eu peço, verifiquem a veracidade dessas denúncias. Não podemos basear nossos discursos somente no ‘ouvi dizer’, porque fica claro que isso é uma maneira de deturpar para prejudicar o governo. No entanto, isso não prejudica só o governo, mas o município de Cuiabá. É hora de nos unirmos, oposição e governo, para trazermos ideais propositivas, que vão ajudar Cuiabá”.

Para embasar seu discurso, o petebista lembrou as denúncias apresentadas desde o início da gestão Mauro Mendes e ressaltou que, até o momento, todas foram derrubadas.

A mais recente refere-se a supostas irregularidades apresentadas no processo licitatório realizado pela Prefeitura de Cuiabá para locação de maquinários. A denúncia, entretanto, foi derrubada pelo juiz da 5ª Vara de Fazenda Pública, Roberto Teixeira Seror. Em decisão proferida nesta semana, o magistrado negou a liminar impetrada pela empresa Panta Construtora, Comércio e Locadora, na qual alegava que o processo continha vícios e pedia o cancelamento da licitação.

“Colegas vereadores apresentaram a denúncia com base em petição inicial apresentada por uma das empresas que perderam o certame. Qualquer um pode alegar o que quiser em uma petição inicial. É um direito previsto na Legislação. No entanto, o juiz Roberto Seror negou a liminar para cancelar o processo licitatório e mais uma denúncia infundada veio abaixo”, salientou Oliveira.

O vereador afirmou ainda que sua intenção ao tocar no assunto não é tolher a liberdade de atuação dos parlamentares, mas garantir que os trabalhos sejam realizados com responsabilidade.

“Ninguém está criticando porque vocês estão fiscalizando. Isso é natural. Mas quando receberem uma denúncia, encaminhem à Ouvidoria, à Procuradoria ou ao próprio prefeito para verificarmos a veracidade dela e não apenas ‘joguem-na ao vento para ver se cola’. O governo Mauro Mendes também pode errar, afinal todos erram. Porém, ele está trabalhando muito para acertar e está acertando em muita coisa. Só não vê isso quem não quer”, disse.

Dilemário Alencar (PTB) endossou o discurso de Leonardo de Oliveira e também pediu cautela aos companheiros de Parlamento.

“Não podemos simplesmente subir à tribuna e criticar o governo com base em uma petição inicial. Sabemos que é dever da oposição, e também da situação, fiscalizar as ações do governo. O que colocamos é que a oposição deve, primeiro, se informar para não acusar ninguém de forma leviana”, observou.