27 de Dezembro de 2010 17h17

Vereador Chico 2000 direciona emenda para o CAPS

27/12/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O vereador cuiabano Chico 2000 comemorou hoje (27-12) a realização do que considera um dos seus sonhos parlamentares e da maioria do povo cuiabano preocupado com o bem-estar social, principalmente dos mais carentes, com enfoque nos dependentes de álcool e outras drogas. "Trata-se - enfatizou - da concretização de um projeto que elaborei com vistas à liberação de recursos parlamentares da ordem de R$ 400 mil reais, destinados à construção da unidade do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial".

A referida obra se encontra licitada, recurso já empenhado, e aguarda tão somente a elaboração do contrato por parte da Procuradoria Geral do Município e consequente emissão da ordem de serviço para edificação do imóvel e toda a estrutura interna (mobiliário, equipamento, etc.), informa Chico 2000. Será construída entre o Jardim Europa e o bairro São Matheus, numa área localizada ao lado da Base Comunitária da PMMT. O prazo de construção é de aproximadamente seis meses, com toda a estrutura interna já montada. Segundo o parlamentar, o atendimento será por 24 horas ininterruptas, com técnicos plantonistas especializados na áreas da Saúde e Social.

Chico 2000 justifica que a cidade de Cuiabá enfrenta esse problema de dependência química de forma gradual, o que o levou a finalizar o projeto, posto que a ideia nunca deixou de germinar na sua mente, mesmo antes do exercício parlamentar. "Via isso e me preocupava, de fato. É um dilema crescente e preocupante, em triste sintonia com o próprio desenvolvimento da Capital, que, infelizmente, já nos remete também a tal fardo doentio. Entendo que as providências têm que ser ultimadas agora, de imediato e com determinação. Caso contrário - tem sido provado em outros centros em idêntico processo desenvolvimentista -, o futuro pode nos apresentar um quadro aparentemente insolúvel".

E é por temer que esse mal se alastre, conforme enfatiza Chico 2000, que a concretização do CAPS de Cuiabá, em moldes modernos, se caracteriza hoje como um dos módulos de segurança e tranquilidade para uma cidade que pretende sediar a Copa 2014 sem nenhuma chaga social aparente. "Resolver tudo não é possível, mas podemos atenuar alguns problemas do tipo até que uma solução final se apresente, a contento daqueles que vivenciam problemas tão graves. Principalmente as famílias, as maiores penalizadas por tudo que se relacione a dependência de drogas de todos os tipos".

O apoio do prefeito Chico Galindo, ainda enfatizou Chico 2000, foi determinante para que o projeto saísse do papel e tomasse formato de realidade, conforme a aspiração geral dos que trabalham esse segmento. "O apoio que recebi do prefeito Galindo pesou de forma favorável, e decisiva, para que pudéssemos transformar em algo concreto o que de há muito era apenas um sonho de alguém preocupado em resolver questões sociais desafiadoras em Cuiabá".

Segundo análise do vereador, esse apoio do gestor cuiabano facilitou 100% a concretização do CAPS. "Houve sensibilidade e interesse humano e político do prefeito, é importante destacar. Ele entendeu que isto é vital na construção de uma Cuiabá melhor, mais humana. O CAPS vai propiciar isto, e o prefeito Chico Galindo estendeu-nos uma importantíssima mão de solidariedade ao projeto de nossa autoria. Em meu nome, dos parlamentares, de todos os habitantes de Cuiabá, só temos a agradecer iniciativas semelhantes. Afinal, se não existe uma sintonia parceira entre Município e Poder Parlamentar, muitas ações vitais ao organismo social do Município se perdem no meio do caminho. Não é esse o caso do projeto que vai assistir os dependentes de álcool e outras drogas na Capital mato-grossense".