20 de Dezembro de 2010 12h24

Usuários do "Internet para todos" terão login no site da prefeitura de Cuiabá

20/12/2010

Sanny Lisboa-PMC

Os usuários do projeto Internet para todos, da Prefeitura de Cuiabá, terão login e senha no site da instituição a partir do próximo ano. Segundo o diretor de TI do Município, Luis Fernando Caparros Moreno, a medida será criada para facilitar a utilização da ferramenta. “Queremos melhorar o serviço para a população”, ressaltou ele.

A partir desta mudança, o usuário terá à sua disposição, no site da prefeitura, um manual com informações e dicas de como ter acesso à internet e aos serviços do projeto. Também será possível criar um e-mail pessoal. A partir da semana que vem, os usuários devem procurar a prefeitura de Cuiabá para se cadastrarem. No próximo ano o cadastro será obrigatório ao cidadão que quiser utilizar os serviços do Internet para todos.  “Teremos um controle maior dos locais onde as antenas estão instaladas, assim poderemos melhorar o serviço”, explica Moreno.

A população de Cuiabá já tem à disposição um e-mail (internetparatodos@cuiaba.mt.gov.br) para se comunicar com a equipe da Diretoria de Tecnologia e Informação da Prefeitura, que agora coordena o projeto.  No site cuiaba.mt.gov.br  também é possível se comunicar com a DTI, no link Internet para todos.

No início do próximo ano a Prefeitura de Cuiabá inaugura mais duas torres do projeto “Internet Para Todos”. Desta vez a população dos bairros Chácara dos Pinheiros e das proximidades da Praça Oito de Abril será contemplada.  Até março outros dois bairros receberão torres, Alvorada e Lixeira. Atualmente, o programa atende 67 bairros da capital.

O objetivo do projeto é proporcionar inclusão digital com qualidade, sem a necessidade de o usuário pagar assinatura mensal a provedores; basta que adquira uma antena e a direcione rumo a uma das torres. As torres de transmissão estão instaladas em 21 locais como os bairros Pedra 90, Tijucal e Doutor Fábio, atingindo vários outras comunidades no entorno desses pólos.

O programa mudou a realidade de vários bairros carentes, que antes não tinham perspectiva de acesso a essa tecnologia da informação. De acordo com a coordenação técnica do projeto, hoje existem 1.520 residências conectadas ao sistema gratuito de internet da Prefeitura de Cuiabá.
O cidadão que estiver em uma das regiões que já tem o sinal do programa deve seguir três passos: precisa de um equipamento com uma antena, homologada na Anatel e um computador para o acesso; ao detectar o sinal, a pessoa deve se conectar a rede “internetparatodos”, seu equipamento receberá um IP (Protocolo de Internet); ao iniciar o seu browser (internet explorer, firefox e etc.) serão solicitados os dados de usuário e senha, e para que o acesso seja liberado o interessado deverá digitar os seguintes dados: usuário: internetparatodos e senha: internetparatodos.

O telefone de contato do projeto para os interessados e para informações é o 3645 6290.