17 de Dezembro de 2010 12h00

Senadora Serys: Cuiabá terá mais R$ 30 milhões destinados às obras da Copa

17/12/2010

Ângela Jordão/PMC

A senadora Serys Slhessarenko (PT), relatora-geral do Orçamento da União de 2011, anunciou nesta quinta-feira (16-12) que o relatório reserva R$ 30 milhões para cada cidade que irá sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, oriundos de emendas parlamentares. São 12 cidades escolhidas para sediar o Mundial, entre elas Cuiabá.

Cuiabá já está sendo contemplada com mais de um bilhão de reais destinados para obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Estes recursos estão assegurados por meio da Agência Estadual de Projetos da Copa de 2014 - Agecopa.  As obras do estádio sede dos jogos, provisoriamente batizado de Arena do Pantanal, estão em fase bastante adiantada, sendo considerado um dos projetos de estádio da Copa de 2014 que está em melhor fase de execução.

Algumas das principais obras nas avenidas e ruas da capital mato-grossense situam-se em um raio de
1,5 quilômetro da Arena do Pantanal (Verdão), em atendimento às exigências da FIFA – organizadora da Copa do Mundo. As obras terão um custo avaliado em R$ 1.072 bilhão, com recursos proveniente do BNDES, Caixa Econômica Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - Dnit.

A proposta final de mobilidade urbana é uma conjunção de projetos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá IPDU, Secretaria de Estado de Infraestrutura - Sinfra e Agecopa. Também estão previstas obras complementares para Cuiabá, Várzea Grande e mais 11 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá. A responsabilidade de viabilização das obras complementares ficou a cargo dos prefeitos municipais.

A senadora Serys não adiantou para que áreas serão destinados os R$ 30 milhões previstos no Orçamento da União. Ela informou que espera ver aprovado o relatório-final do Orçamento de 2011 até o dia 21 na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), e no dia 22 no Plenário do Congresso Nacional.